Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota reduz expectativa e espera crescer 25% este ano
A fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) vai produzir um novo modelo que chega em breve ao mercado

Indústria | 03/02/2021 | 19h28

Toyota reduz expectativa e espera crescer 25% este ano

Meta anterior era de 38%; em compensação, resultado de 2020 foi melhor que o esperado, com quase 135 mil carros vendidos

REDAÇÃO AB

A Toyota vendeu 134.892 veículos no Brasil em 2020, superando por pequena margem a estimativa feita em novembro do ano passado, que era de 130 mil unidades. Ou seja, a queda em relação ao resultado de 2019 foi um pouco menor, de 37,2% do que a prevista anteriormente (-39%)





“Os desafios de 2020, talvez os maiores de nossa história e da indústria, nos ensinaram que precisamos buscar cada vez mais a competitividade e a sustentabilidade. Levamos desse ano histórias de superação entre colaboradores, concessionários, fornecedores e toda a cadeia. Juntos, tivemos de nos reinventar no curto prazo”, declarou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.



De acordo com a fabricante, dois modelos apresentaram desempenho de vendas que merece destaque, o seedã médio Corolla, com 40.158 unidades comercializadas, e a picape média Hilux, líder do segmento com 32.395 emplacamentos em 2020. Yaris, Etios, RAV4 e Camry totalizaram 62 mil licenciamentos.

CRESCIMENTO MENOR E NOVO MODELO EM BREVE



Sem explicar o motivo, a Toyota ajustou para baixo sua projeção de vendas para este ano. Embora siga apostando em crescimento, agora a estimativa é de avançar 25% em relação a 2020, o que vai representar quase 170 mil veículos comercializados – antes a empresa planejava crescer 38%, para 180 mil unidades. A empresa aposta em um novo modelo para alavancar seu desempenho, seu primeiro SUV nacional a ser produzido em breve em Sorocaba (SP).

“Estamos prestes a finalizar o último ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba para a chegada de um novo modelo; um produto desenvolvido para os consumidores brasileiros e latino-americanos, um projeto pensado, desde a concepção, nas necessidades e desejos desses consumidores”, afirmou Rafael Chang, referindo-se ao que todos esperam que seja o Corolla Cross, um SUV criado sobre a plataforma do sedã e que foi lançado há pouco tempo no exterior.

O executivo também lembrou a necessidade de aumentar a competitividade da indústria automotiva nacional (aspecto sempre apontado pela Anfavea). “Uma agenda de competitividade se faz mais do que necessária neste momento, pois em curto e médio prazos ela possibilitará atrair novos investimentos, gerar mais empregos e renda, tão necessários ao desenvolvimento do País”, disse. “Recentemente, vimos importantes empresas do nosso setor deixarem de produzir no Brasil (Ford e Mercedes-Benz). Nós reafirmamos nosso compromisso com o País, mas precisamos de condições, inclusive tributárias, mais equilibradas e justas. Estamos sempre abertos ao diálogo, prontos para compartilhar valor e soluções em conjunto em todas as esferas”, finalizou.



Tags: Indústria, Toyota do Brasil, previsão 2021, fábrica, Sorocaba, lançamento, Corolla, Hilux, Corolla Cross, Rafael Chang.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now