Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO inicia comemorações de 40 anos com investimentos
Linhas Delivery, Constellation, Meteor, MAN TGX e Volksbus compõem o portfólio da VWCO atualmente

Indústria | 08/02/2021 | 19h50

VWCO inicia comemorações de 40 anos com investimentos

Montadora celebra quatro décadas de existência começando ciclo de R$ 2 bilhões no Brasil

REDAÇÃO AB

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início às comemorações de seus 40 anos de existência, completados este mês, dando partida em seu novo ciclo de investimentos no País, de R$ 2 bilhões até 2025, que já havia sido anunciado no fim de 2020. Em outubro passado, a empresa atingiu a marca histórica de 1 milhão de veículos fabricados.





A Volkswagen Caminhões surgiu oficialmente em 1981, após o processo de compra das operações da Chrysler no Brasil pelo Grupo Volkswagen, que começou em 1979 com a aquisição da maior parte das ações pela companhia alemã e foi concluído no ano seguinte com a aquisição de 100% do controle. A empresa americana construía automóveis e caminhões com a marca Dodge na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), e após a negociação começou a produzir os primeiros caminhões Volkswagen do mundo, os modelos 11.130 e 13.130 – ambos com cabine avançada, uma novidade, já que na época a maioria dos modelos era do tipo “bicudo”, com o compartimento do motor à frente.

“Celebrar ao longo deste ano o quadragésimo aniversário é um orgulho para todos nós da Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma marca essencialmente criada por brasileiros para o mundo todo. Ao longo desses anos desenvolvemos e produzimos, sob medida, veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte, e criamos um modelo até hoje inovador de produção, o Consórcio Modular”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

O Consórcio Modular é o sistema de produção adotado na fábrica da empresa em Resende (RJ), na qual a montadora delega a responsabilidade de operações na planta a sete fornecedores instalados dentro da planta. De acordo com a VWCO, a fórmula foi tão bem-sucedida que a unidade, cuja previsão inicial era de produzir 150 veículos por dia em dois turnos, hoje possui capacidade para até 100 mil unidades por ano, e também é a responsável pelos veículos da marca exportados para países da América Latina, África e Oriente Médio. A fábrica completa 25 anos de operação em novembro deste ano.

PRODUÇÃO DE ELÉTRICOS



Outro destaque no complexo de Resende é o e-Consórcio, iniciativa pioneira no mundo, por meio da qual a empresa prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida das baterias de caminhões 100% elétricos, ampliando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores. A VWCO e a fabricante de bebidas Ambev têm acordo que prevê o fornecimento de caminhões elétricos e-Delivery, que serão usados na distribuição de bebidas nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro a partir do segundo semestre deste ano.

Atualmente, a VWCO possui uma linha de veículos composta por caminhões de 3,5 a 125 toneladas de PBT, com três gamas – Delivery, Constellation e Meteor – além do modelos da marca MAN (TGX). A montadora também oferece veículos para o transporte de passageiros, com os chassis Volksbus para ônibus rural, urbano, fretamento, escolar e rodoviário. Todos os modelos são produzidos na unidade de Resende, mas parte deles também é montada na filial localizada em Querétaro, no México.



Tags: Indústria, VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, 40 anos, Resende, Consórcio Modular, e-Consórcio, e-Delivery, Roberto Cortes.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now