Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Conheça as melhores empresas para trabalhar do setor automotivo

Carreira | 09/02/2021 | 19h00

Conheça as melhores empresas para trabalhar do setor automotivo

Lista inédita elaborada pelo GPTW em parceria com Automotive Business traz 10 destaques

GIOVANNA RIATO, AB



Uma cultura forte de confiança, respeito entre as pessoas e preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores. Estas são algumas das características das Melhores Empresas para Trabalhar – lista já consagrada pelo Great Place To Work (GPTW) que, em 2021, ganha um recorte exclusivo da indústria, com destaque para empresas automotivas.



- Clique aqui para ver a cobertura completa das Melhores Empresas para Trabalhar do Setor Automotivo



A iniciativa é da consultoria, que trabalha para desenvolver a cultura interna e fomentar o desempenho e a inovação nas organizações, em parceria com Automotive Business, e inaugura o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria, um recorte segmentado que traz um destaque a 10 companhias do ecossistema automotivo.

“É um segmento que tem uma série de desafios específicos quando se trata da gestão de pessoas. Por isso decidimos fazer este recorte”, diz Isabela Lopes, diretora do GPTW e uma das responsáveis pela iniciativa.



Com isso, a lista automotiva não configura um ranking, com posições de maior ou menor prestígio para cada uma das empresas. Todas as organizações que figuram ali estão no mesmo nível de destaque.

OS CRITÉRIOS PARA ESCOLHER AS MELHORES DO SETOR AUTOMOTIVO



A escolha das Melhores Empresas para Trabalhar é feita a partir de duas pesquisas. A primeira, realizada pelo GPTW com as empresas, mapeia suas práticas e políticas em gestão de pessoas e cultura interna, em busca de ações inovadoras e diferenciadas na comparação com a média do mercado. Este aspecto é responsável por um terço da nota.

O peso maior, os dois terços restantes, vêm da pesquisa realizada com os respectivos colaboradores das organizações participantes. Segundo o GPTW, é este o fator decisivo para uma companhia aparecer entre as melhores para trabalhar:

“Quem coloca as empresas nesta lista são os colaboradores. Por isso, o primeiro passo para conquistar este reconhecimento é garantir que as pessoas tenham uma relação de confiança com a organização, com seus pares e com a liderança”, diz Isabela.



Ela complementa: “O trabalho orientado por um propósito organizacional é outro fator muito importante”, conta, destacando que a sensação de pertencimento é determinante para o engajamento e bem-estar dos colaboradores.

A TROLLER ENTRE AS MELHORES PARA TRABALHAR



Para elaborar esta primeira lista focada no setor automotivo, o GPTW tomou como base empresas inscritas e pesquisadas entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020 e, portanto, os resultados refletem o sentimento dos colaboradores naquele momento.

Por isso, pode causar surpresa encontrar a Troller entre as Melhores para Trabalhar, já que o cenário atual é de encerramento da operação da companhia ainda em 2021, conforme anunciou a Ford, que detém o controle da marca.

“É uma decisão de grande impacto no segmento, mas de fato a Troller vem desenvolvendo um trabalho excepcional nos últimos anos. Como eu disse, quem coloca uma empresa entre as melhores para trabalhar são os colaboradores e, neste caso, os funcionários reconheceram a Troller”, lembra Isabela.



Ela conta que o compromisso da empresa com os funcionários é tão grande que a Troller decidiu aplicar novamente a pesquisa GPTW com os colaboradores este ano, mesmo depois do anúncio de encerramento das atividades, para mapear as percepções e sentimentos nas equipes.

”Ouvir e entender como as pessoas estão é um ponto essencial de cuidado até mesmo para conduzir o encerramento das atividades ou uma eventual venda da fábrica da melhor forma possível para os trabalhadores”.



TRABALHAR NO SETOR AUTOMOTIVO É FATOR DE ORGULHO



Além de apurar quais são as Melhores Empresas para Trabalhar, a pesquisa do GPTW aponta alguns pontos fortes e desafios do setor automotivo. Entre os aspectos com potencial de melhoria está a diversidade: Das 10 empresas listadas entre as melhores para trabalhar, nenhuma tem uma mulher na presidência.

Outro ponto importante aparece na pesquisa realizada com os colaboradores, há ainda certa sensação de que decisões sobre promoções e definição de participação nos lucros nem sempre são tomadas de forma justa e transparente.

Já entre as características positivas das empresas automotivas está o orgulho dos funcionários do trabalho que desempenham e da organização em que atuam – algo que 95% dos respondentes da pesquisa disseram sentir.

“É algo que demonstra um senso de propósito, o quanto as pessoas se sentem inspiradas a desempenhar suas funções e o quanto acreditam e confiam na organização”, diz Isabela.



Segundo ela, este é um ponto forte da indústria automotiva e um pilar para as pessoas desenvolverem uma boa relação com as empresas em que trabalham.



Tags: GPTW, Melhores Empresas para Trabalhar, setor automotivo, indústria, liderança.

Comentários

  • JosiasLopes mateini

    Paramim a melhor empresa é Mercedes Benz. 32 anos de casa ,não tenho de me queixar, a não ser de alguns maus administradores.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now