Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 09/02/2021 | 18h40

Yazaki aposta em desenvolvimento da liderança e fortalece engajamento dos colaboradores

Destacada entre as Melhores para Trabalhar do Setor Automotivo, organização investiu em protocolos de segurança e acolhimento aos colaboradores para a retomada na pandemia

REDAÇÃO AB



Fornecedora de componentes automotivos, a Yazaki se posiciona como uma organização tradicional, mas que investe fortemente para engajar seus colaboradores e fortalecer a liderança. Por estas e outras iniciativas, a companhia figura no destaque automotivo do ranking Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria.



- Clique aqui para ver a cobertura completa das Melhores Empresas para Trabalhar do Setor Automotivo



“A Yazaki tem em sua história, desde sua fundação há 80 anos, práticas que visam qualificar e desenvolver seus colaboradores de maneira sistemática e contínua”, conta Jair Pontes, diretor sênior de recursos humanos da Yazaki Mercosul. Na entrevista a seguir, o executivo fala sobre os fatores que tornam a cultura e a gestão de pessoas tão robusta na companhia.

Quais aspectos da cultura interna a Yazaki entende que mais contribuíram para a companhia estar entre as melhores empresas para trabalhar? Quais são as práticas-chave para a empresa?



Jair Pontes, diretor sênior de recursos humanos da Yazaki Mercosul - Nossas práticas estão diretamente conectadas com as raízes e a filosofia da empresa, que prima pelo crescimento de pessoas e das comunidades. A Yazaki tem em sua história, desde sua fundação há 80 anos, práticas que visam qualificar e desenvolver seus colaboradores de maneira sistemática e contínua.

Dentre elas estão: programas de desenvolvimento para todos os níveis de liderança; carreira com 70% de aproveitamento de pessoal em recrutamento interno; programas de engajamento para o colaboradores e suas famílias; comunicação interna clara e próxima; administração transparente e conscientização e aplicação dos valores organizacionais.

Existe a percepção de que uma cultura interna robusta, com gestão de pessoas adequada, acelera a inovação. Como é esta vivência na Yazaki? Vocês detectam esta correlação?



Somos uma empresa conservadora e tradicional. Nosso principal produto é artesanal, confeccionado com níveis de detalhes incríveis, então a inovação é estimulada em processos secundários, sendo esta obtida através de programas específicos que dão aos colaboradores grandes oportunidades de se desafiarem e contribuírem de maneira muito significativa ao progresso da organização.

Como a Yazaki superou os desafios da gestão de pessoas em um ano tão peculiar quanto 2020? Quais foram as principais ações?



Foram definidas duas frentes: o estabelecimento de 118 protocolos de segurança e saúde guiados pela alta gestão e para serem seguidos por todos os envolvidos com a empresa, além de um projeto de acolhimento e conforto emocional dedicado ao retorno dos colaboradores na empresa, realizado através de ações de engajamento, solidariedade e esforço de equipe.

A pandemia acelerou uma série de mudanças na forma como as pessoas conduzem suas vidas profissionais. Diante disso, como a Yazaki está trabalhando para construir o futuro do trabalho? Qual é a visão para a gestão de pessoas e da cultura interna nos próximos anos?



A transformação para o digital é inevitável e tem sido nossa pauta constante, visto que, em alguns aspectos, o setor automotivo tende a ser mais tradicional. Estamos estudando a realização de processos com Inteligência Artificial (AI), inclusive foram criados em nossa matriz departamentos dedicados a este tema.

Focando no investimento do capital humano, o ideal é investir primeiramente na educação infantil, pois as habilidades cognitivas e sociocomportamentais serão essenciais para toda esta transformação do futuro. Pós-pandemia a necessidade de competência digital será imprescindível, afinal, a era da mobilidade está cada vez mais próxima e é necessário nos prepararmos para atendê-la.



Tags: Yazaki, GPTW, Melhores Empresas para Trabalhar, setor automotivo, indústria.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now