Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO defende cultura interna de transparência e participação coletiva

Carreira | 09/02/2021 | 18h40

VWCO defende cultura interna de transparência e participação coletiva

Destaque entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Setor Automotivo, companhia fomenta internamente a construção comum a partir das responsabilidades individuais

REDAÇÃO AB



A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi pioneira ao estabelecer o conceito do consórcio modular, em que fornecedores trabalhar em equilíbrio fino na própria linha de montagem da companhia para produzir veículos pesados. Lineu Takayama, vice-presidente de recursos humanos da organização, diz que a estratégia é tão bem sucedida que a organização replica a ideia internamente, na gestão de pessoas.



- Clique aqui para ver a cobertura completa das Melhores Empresas para Trabalhar do Setor Automotivo



“O espírito de equipe é um valor predominante em nossa empresa. Trabalhar juntos é predominante em nosso conceito de consórcio modular: cada um faz sua parte para contribuir e permitir as conquistas coletivas”, conta o executivo.

Com este espírito, a VWCO foi escolhida como uma das 10 organizações que integram o destaque automotivo da Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria, uma lista organizada pelo Great Place To Work (GPTW) em parceria com Automotive Business para reconhecer organizações que investem em uma cultura de confiança, desempenho e inovação.

Na entrevista a seguir, Takayama fala sobre as práticas que levaram a empresa a alcançar a posição de destaque:

Quais aspectos da cultura interna a VWCO entende que mais contribuíram para a companhia estar entre as melhores empresas para trabalhar? Quais são as práticas-chave para a empresa?



Lineu Takayama, vice-presidente de recursos humanos, VW Caminhões e Ônibus - O espírito de equipe é um valor predominante em nossa empresa. Os colaboradores têm orgulho de trabalhar na VWCO, por isso temos pessoas determinadas e trabalhando com foco nos objetivos coletivos.

Para manter esse foco na gestão de resultados, temos objetivos definidos e claros: cada colaborador conhece seu papel na realização das atividades e sua importância para o crescimento da empresa e a superação de desafios. Trabalhar juntos é predominante em nosso conceito de consórcio modular: cada um faz sua parte para contribuir e permitir as conquistas coletivas.

Existe a percepção de que uma cultura interna robusta, com gestão de pessoas adequada, acelera a inovação. Como é esta vivência na VWCO? Vocês detectam esta correlação?



O clima de excelência está sedimentado em nossa empresa. Os gestores têm modelos de trabalho com gestão participativa e transparente, considerando cada ideia e sugestão dos colaboradores com foco nas melhorias de nossos produtos, processos e serviços.



Nossos colaboradores atuam com motivação e determinação, isso é o que faz a diferença na transformação de pessoas e na inovação de produtos. Além de termos uma política de melhoria contínua e a oportunidade de avançar na interação.

Como a VWCO superou os desafios da gestão de pessoas em um ano tão peculiar quanto 2020? Quais foram as principais ações?



Foi um ano de muitos desafios, superados com ações e estratégias baseadas principalmente no respeito aos colaboradores. Buscamos cuidar dos colaboradores e de suas famílias, com adoção de home office para o pessoal administrativo, e preparamos nossa fábrica para retornar às atividades com diversas ações de prevenção à Covid-19, estendendo os cuidados também para os familiares.

Nosso foco foi atuar com uma comunicação transparente e fortalecer a conscientização sobre as principais mudanças que a pandemia trouxe. Com agilidade, tomamos ações assertivas para manter a segurança e tranquilidade dos colaboradores e de seus familiares e implementamos ações além dos protocolos legais, o que deu a segurança aos nossos colaboradores de retornar ao trabalho e manter o atendimento de nossos clientes.

A pandemia acelerou uma série de mudanças na forma como as pessoas conduzem suas vidas profissionais. Diante disso, como a VWCO está trabalhando para construir o futuro do trabalho? Qual é a visão para a gestão de pessoas e da cultura interna nos próximos anos?



Estamos em um momento crucial de transformação do nosso negócio. As mudanças agora ocorrem em uma velocidade muito maior e a pandemia nos deu oportunidade de desenvolver novas formas de trabalho.





Considerando a relação de confiança que sempre estabelecemos junto aos nossos colaboradores, lançamos o programa Trabalho Sob Medida, com a flexibilidade do trabalho remoto, realizado de maneira estruturada e com benefícios aos colaboradores. Nosso objetivo maior é tornar o ambiente de trabalho melhor e mais produtivo. Adaptamo-nos às mudanças, mas não reduzimos nossas forças. Dependemos uns dos outros para o sucesso de cada meta traçada e somos reconhecidos por ter um time coeso, alinhado e muito engajado.



Tags: GPTW, VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Melhores Empresas para Trabalhar, setor automotivo, indústria.

Comentários

  • SilvioH. Takayama

    ParabénsLineu Takayama! Muito orgulhoso de você!!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now