Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
BorgWarner fornece embreagem viscosa para ônibus Mercedes-Benz
A embreagem viscosa Visctronic é controlada eletronicamente e permite redução do consumo de combustível

Autopeças | 10/02/2021 | 18h09

BorgWarner fornece embreagem viscosa para ônibus Mercedes-Benz

Montadora passa a utilizar Visctronic com motores dianteiros OM924 e OM926

REDAÇÃO AB

A BorgWarner informa o início do fornecimento da sua embreagem viscosa eletrônica, a Visctronic, para os ônibus com motor dianteiro OM924 e OM926 da Mercedes-Benz. A tecnologia permite desacoplamento mais ágil e redução da rotação do ventilador de arrefecimento do motor, resultando em economia de consumo de combustível.





“Estamos muito satisfeitos em poder oferecer à Mercedes-Benz no Brasil uma tecnologia amplamente utilizada ao redor do mundo e com grandes ganhos de economia de combustível e redução de emissões", afirma Vitor Maiellaro, diretor geral da BorgWarner ETTS Brasil.

A ECU do veículo controla a abertura da válvula da Visctronic, que por sua vez acopla o conjunto ativando a hélice que gerará o fluxo de ar para resfriar o motor. O controle eletrônico permite à embreagem acoplar e desacoplar o conjunto mais rapidamente. Conforme a temperatura diminui, a Visctronic desacopla reduzindo a rotação e velocidade do ventilador, sendo possível a atuação em rotações menores.

Uma vez que o acoplamento é mais suave com a Visctronic, há mais conforto na dirigibilidade com menor ruído do motor, e aumento da vida útil das correias. Além disso, há a função Fail Safe, que acopla o ventilador em caso de avaria elétrica ou rompimento do cabo e evita o superaquecimento do propulsor.



Tags: BorgWarner, Mercedes-Benz, embreagem, consumo, desempenho, economia, controle eletrônico.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now