Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Artecola lança material para interiores que une fibras sintética e natural

Insumos | 12/02/2021 | 19h40

Artecola lança material para interiores que une fibras sintética e natural

Ecofibra Híbrido se destina ao interior de automóveis e contribui para diminuir o peso e as emissões dos veículos

REDAÇÃO AB

A Artecola Química lançou material inovador destinado ao interior de veículos, que segundo a empresa apresenta características superiores aos produtos da concorrência, além de ter a vantagem de ser sustentável. Trata-se do Ecofibra Híbrido, que mescla fibras naturais, sintéticas e polímeros, resultando em peças extrusadas totalmente recicláveis e mais leves.





“São vários atributos que geram sustentabilidade, contribuindo para a produção de automóveis mais leves, que irão consumir menos combustível e emitir menos poluentes”, disse Eduardo Kunst, presidente executivo da empresa. A fabricante explicou que o novo material pode ser aplicado em diversas partes no interior dos veículos, como painéis de portas, revestimento de teto e porta-pacotes, por exemplo.

Um dos destaques do Ecofibra Híbrido é a resistência à flexão, que pode ser até 200% melhor do que a apresentada por outros materiais, mesmo com a utilização de fibras em sua composição. “Ou seja, o perfil sustentável se mantém e a qualidade melhora ainda mais em vários aspectos”, afirmou Pablo de Oliveira, gerente do negócio extrusão da Artecola.

MENOS PESO, MAIOR EFICIÊNCIA



Para as montadoras, a redução de peso proporcionada pelo novo material deve ser a principal atração, uma vez que diminuir o peso dos automóveis permite melhorar a eficiência, reduzindo o nível de emissões. A Artecola menciona um estudo do Argonne Lab, dos Estados Unidos, segundo o qual a redução de 10% no peso de um veículo compacto pode proporcionar um consumo de combustível 4,6% menor. Já outro estudo, da VTT Technical Research, da Finlândia, indica que o mesmo índice de redução de peso gera economia de 6% a 7% no consumo de combustível.

Contudo, reduzir o peso dos carros custa caro. Outros estudos citados pela Artecola mostram que a redução de 5% na massa representa um acréscimo de US$ 1 mil no custo de produção do veículo. “OEcofibra Híbrido vem ao encontro de tudo o que a indústria automotiva busca: produtos sustentáveis, que tragam possibilidade de redução do peso dos veículos, tornando-os mais eficientes e menos poluentes”, garante o gerente.



Tags: Insumos, Artecola, Ecofibra Híbrido, interior, revestimentos, fibras, polímeros, extrusão, Eduardo Kunst, Pablo de Oliveira.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now