Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
GM suspende produção em Gravataí por falta de componentes
Linha de montagem do Chevrolet Onix em Gravataí: paralisação por falta de componentes

Indústria | 25/02/2021 | 17h40

GM suspende produção em Gravataí por falta de componentes

Empregados entram em férias em março e depois será aplicada suspensão temporária de contratos por dois a cinco meses

PEDRO KUTNEY, AB

A falta de componentes atingiu a linha de produção do carro mais vendido do País, o Chevrolet Onix. A fábrica da General Motors em Gravataí (RS) vai parar por um mês em março, quando os empregados entram em férias coletivas, segundo confirmou Valcir Ascari, presidente do Sinmgra, o sindicato dos metalúrgicos da cidade. A ideia é suspender a operação para recompor os estoques de itens que estão faltando, principalmente eletrônicos, para evitar interrupções durante os turnos. A paralisação atinge todos os funcionários da GM e dos fornecedores sistemistas instalados no mesmo complexo industrial.





Depois das férias coletivas, a GM e seus sistemistas propõem aos trabalhadores do complexo a suspensão temporária dos contratos de trabalho (layoff) de mil dos 2 mil funcionários da unidade a partir de 5 de abril, reduzindo a produção de dois para apenas um turno por um período que pode variar de dois a cinco meses, conforme o fornecimento de componentes seja reestabelecido. A proposta consta no edital de convocação de assembleia virtual do Sinmgra para esta sexta-feira, 26. A tendência é de aprovação.

Durante o afastamento os empregados seguem recebendo parte dos salários e são encaminhados para participar de cursos de requalificação. Na negociação com o sindicato, ficou estabelecido que se a montadora realizar demissões nesse período de suspensão do contrato, irá pagar multa de dois salários adicionais por funcionário demitido.

Procurada, a GM se negou a confirmar a paralisação da produção em Gravataí ou em outras de suas fábricas no País. Em comunicado, a empresa reconhece os problemas de suprimentos e as negociações com fornecedores e sindicatos, mas não revela quais medidas concretas estão sendo tomadas. “A cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado. Isso tem o potencial de afetar de forma temporária e parcial nosso cronograma de produção. Estamos neste momento trabalhando com fornecedores e sindicato para mitigar os impactos gerados por esta situação”, diz a nota da GM.

Os dois carros produzidos pela GM no Rio Grande do Sul, o hatch Onix e o sedã Onix Plus, foram respectivamente o primeiro e terceiro carros mais vendidos do País em 2020, com 218 mil unidades emplacadas dos dois modelos. O volume de janeiro seguiu ritmo parecido de 18 mil a 19 mil emplacamentos por mês. Com a paralisação por um mês, portanto, é algo em torno deste número que a GM tem a perder, o que pode eventualmente custar a liderança de mercado que a fabricante conquistou desde 2016 – isso se os concorrentes também não precisarem suspender a produção, pois todos enfrentam atualmente o mesmo problema de falta de componentes.



Tags: GM, General Motors, Gravataí RS, produção, indústria, trabalho, emprego, layoff, suspensão, componentes, fornecimento, sindicato, Sinmgra.

Comentários

  • AlexSenra Nolasco

    Omeu carro Onix Hatch Turbo está encomendado desde o dia 08/01/21 é até agora nada e muito menos previsão de fabricação um descaso com o consumidor...

  • Antônio

    Fizum pedido de um ônix sedã dia 02/02/ 2021 estou precisando deste carro não tenho previsão !

  • WellingtonLopes da Fonseca

    Bomdia, soube pela concessionária SINCAUTO no RJ que a entrega dos carros Onix plus do vão serem entregues somente em Agosto ou Setembro deste ano.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now