Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Meritor começa a produzir eixo elétrico 14Xe no início do segundo semestre
Blue Horizon 14Xe é o primeiro eixo elétrico desenvolvido pela marca global da Meritor

Powertrain | 26/02/2021 | 15h25

Meritor começa a produzir eixo elétrico 14Xe no início do segundo semestre

Fabricante revela contratos de fornecimento do novo trem-de-força com empresas dos EUA, Canadá e Europa

REDAÇÃO AB

A Meritor anuncia para o começo do segundo semestre o início da produção do seu eixo trativo elétrico 14Xe, destinado a veículos comerciais médios e pesados. É o primeiro produto desenvolvido pela marca global Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade. No início de 2020 a companhia fechou o primeiro contrato de produção com a Paccar na América do Norte para os caminhões Blue Horizon Kenworth T680 e Peterbilt 579 e 520. O novo eixo será produzido nas plantas da Meritor em Asheville e Forest City, Carolina do Norte (EUA).





“O 14Xe foi testado em várias condições em todo o mundo com diversos OEMs, tipos de veículos e aplicações, para oferecermos à indústria uma tecnologia de trem-de-força elétrica comprovada", afirma T.J. Reed, vice-presidente de eletrificação global da Meritor.

Três outros acordos de fornecimento do Blue Horizon 14xe foram anunciados pela Meritor: para os veículos Classe 8 da empresa canadense Lion Eletric, com contrato de três anos e início de produção no fim de 2021; para caminhões de coleta de lixo da Autocar, LLC Trucks, nos EUA, que começarão a ser produzidos em 2022; e para a Volta Trucks, startup de veículos comerciais elétricos com sede em Londres, Inglaterra, para equipar o Volta Zero, caminhão elétrico de 16 toneladas, projetado para distribuição de mercadorias em centros urbanos, que entra em produção também em 2022.

EIXO PARA CAMINHÕES A PARTIR DE 8 TONELADAS



Apresentado no Brasil em 2019 durante a Fenatran, o Blue Horizon 14Xe conta com um motor elétrico central, com versões de transmissão simples e duas velocidades na configuração Standard, e duas e três velocidades na configuração Premium. Motor e transmissão estão integrados ao eixo trativo, o que abre mais espaço para bateria, inversores e outros componentes necessários à propulsão elétrica.

O Blue Horizon 14Xe possui arquitetura modular e foi desenhado para equipar caminhões médios e pesados a partir de 8ton PBT. O novo eixo está sendo desenvolvido para uso em múltiplas configurações e aplicações, e é montado em uma carcaça convencional que facilita a integração com o veículo. O 14Xe oferece três opções de potência contínua: 150, 180 e 200kW. Conta ainda com a opção de utilizar reduções nas extremidades das rodas para aumento da capacidade de torque.



Tags: Meritor, Blue Horizon, trem de força, eixo elétrico, 14Xe, mobilidade, caminhão elétrico.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now