As vendas de caminhões mantiveram a trajetória de alta em fevereiro com 7,7 mil unidades emplacadas. Houve aumento de 6,3% sobre os emplacamentos de janeiro e de 18,5% na comparação com fevereiro de 2020. No bimestre foram quase 15 mil unidades, acréscimo de 9,4% no confronto com o mesmo período do ano passado, quando o mercado brasileiro ainda não sofria os efeitos da pandemia.
Os números foram divulgados na terça-feira, 2, pela Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários. A média diária de emplacamentos de caminhões no segundo mês do ano atingiu 406,3 unidades, representando alta de 11,9% sobre o resultado de janeiro e de 18,5% no confronto com fevereiro de 2020.
Segundo a Fenabrave, as vendas só não estão melhores pela falta de veículos em estoque e haveria encomendas com entrega programada só para a metade do segundo semestre.
“O que dita os emplacamentos hoje é capacidade de produção das montadoras, já que praticamente não há estoque nas concessionárias. Assim como os demais segmentos, a produção de caminhões enfrenta a escassez de componentes, o que limita a oferta”, afirma o presidente da Fenabrave, Alarico Assupção Júnior.
Segundo o executivo, a demanda se mantém aquecida pelo transporte de produtos agrícolas e pela oferta de crédito. Alguns caminhões negociados neste início de ano serão entregues somente entre setembro e outubro.
O segmento de caminhões somou em todo o ano passado 89,2 mil unidades e anotou queda de 12,3% em relação a 2019. Esta foi a menor retração na comparação com outros tipos de veículo.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Entidade considera que resultados estão em linha com suas projeções, mas sugere que pandemia em alta, economia em baixa e ruídos da política podem trazer retrocesso
PEDRO KUTNEY, AB
Crescimento de 1,7% em março foi obtido apesar do fechamento de boa parte das unidades fabris no mês, graças ao maior número de dias úteis
WILSON TOUME, COM COLABORAÇÃO DE PEDRO KUTNEY, PARA AB