Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo apresenta o C40, seu primeiro veículo projetado para ser só elétrico
A dianteira do C40 segue o padrão visual do XC40, mas a traseira tem características próprias

Lançamentos | 02/03/2021 | 17h31

Volvo apresenta o C40, seu primeiro veículo projetado para ser só elétrico

Apresentação ocorreu após anúncio do plano de eletrificação da montadora; modelo será vendido somente pela internet

WILSON TOUME, PARA AB

Logo após comunicar que vai produzir somente veículos elétricos a partir de 2030, a Volvo Cars apresentou seu novo modelo do tipo, o C40 Recharge. Trata-se de um crossover derivado do XC40 Recharge e com o qual vai compartilhar a plataforma CMA (Compact Modular Architectur, ou Arquitetura Modular Compacta). A diferença é que o C40 é o primeiro veículo concebido desde o início do projeto para ser somente elétrico, não há versão com motor a combustão. Este, aliás, deve ser o primeiro de uma série de automóveis 100% a bateria que a marca vai lançar futuramente.





“O C40 Recharge representa o futuro da Volvo e mostra para onde estamos indo”, afirmou Henrik Green, diretor de tecnologia da montadora. “Ele é totalmente elétrico, será comercializado on-line com apenas um pacote de manutenção bastante conveniente e estará disponível para pronta entrega”, completou.


Lanternas de LED e um discreto aerofólio são o destaque na traseira do Volvo C40

Visualmente, o C40 exibe dianteira similar à do XC40, mas o perfil mostra o teto bem mais inclinado na parte de trás, o que confere ao modelo um estilo mais próximo ao de um hatch do que ao de um SUV. A posição de dirigir – assim como a altura da carroceria em relação ao piso –, no entanto, será alta, como em um utilitário, para atender o desejo dos consumidores.


A Volvo não revelou o interior do C40 por completo. Na imagem, a central multimídia com sistema Android

A Volvo não divulgou nenhuma imagem mostrando toda a cabine do C40, apenas detalhes, nos quais se pode ver que o modelo terá central multimídia fornecida pela Android Automotive, com sistemas Google que, se o cliente permitir, podem ser integrados com dispositivos móveis e ter acesso aos dados pessoais. A atualização dos programas será feita “pelo ar”, ou seja, sem cabos. Curiosidade: o C40 será o primeiro modelo da Volvo que não terá opção de revestimento interno de couro.

CROSSOVER COM TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS



O Volvo C40 vai contar com o conjunto motriz P8, o que se traduz em dois motores elétricos (um em cada eixo), com potência equivalente a cerca de 400 cavalos, alimentados por uma bateria de 78 kWh e que, segundo a Volvo, pode ser recarregada em até 80% de sua capacidade em apenas 40 minutos. A autonomia, segundo os dados de fábrica, é de 420 km pelo ciclo WLTP.

Como foi anunciado, o C40 Recharge será vendido somente por meio das plataformas digitais da Volvo. Quem comprar o veículo vai poder adquirir também um pacote com garantia, assistência em viagens (guincho, resgate etc.), seguro e equipamentos de recarga doméstica. O crossover começa a ser produzido no segundo semestre deste ano na fábrica da Volvo Cars em Ghent, na Bélgica, e as primeiras unidades devem ser entregues apenas no início de 2022 para os consumidores europeus.



Tags: Lançamentos, elétricos, Volvo Cars, C40 Recharge, plataforma CMA, crossover, P8, Henrik Green, Android, .

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now