Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Venda de motos em fevereiro atinge pior nível desde junho

Mercado | 02/03/2021 | 18h42

Venda de motos em fevereiro atinge pior nível desde junho

Emplacamentos no bimestre caem 16,5% por causa do desabastecimento de concessionárias

MÁRIO CURCIO, PARA AB

A venda de motos em fevereiro alcançou apenas 57,4 mil unidades. Foi o pior resultado mensal desde junho do ano passado, quando os licenciamentos ainda patinavam após a reabertura dos Detrans. A comparação com fevereiro de 2020 resulta em queda de 28,1%. Ante janeiro de 2021 o recuo é de 33,1%. No bimestre foram emplacadas 143,3 mil motos, o pior resultado para o período desde 2018. Na comparação com 2020 a queda é de 16,5%.





Os números foram divulgados terça-feira, 2, pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários. Esse volume bimestral remonta a 2005, quando a indústria nacional tinha meia-dúzia de fábricas (atualmente são dez).

O principal motivo para a queda acentuada é o desabastecimento de concessionárias por causa do agravamento da pandemia em Manaus, onde está a maioria das fábricas. A Covid-19 forçou a parada ou redução do ritmo das montadoras. E como em outros segmentos, a indústria de motos também enfrenta o desabastecimento de componentes.

Como se sabe, a Honda, que detém quase 80% do mercado, precisou interromper sua produção duas vezes em janeiro. Como resultado, suas vendas no bimestre caíram 20,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

“O estoque de motos nas concessionárias está extremamente baixo. Para alguns modelos, a espera chega a 40 dias. A demanda segue aquecida pela consolidação da moto como transporte individual e de trabalho, dado o aumento das vendas do e-commerce”, afirma o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.



O ditrigente também afirma que a oferta de crédito se mantém favorável ao setor, com índice de 45% de aprovação dos cadastros. Há quatro anos esse número era próximo a 15%.



- Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Motos, motocicletas, Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, Manaus, pandemia, Covid-19, crédito, Honda.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now