Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 02/03/2021 | 21h10

Associadas da Abeifa também sofrem com falta de produtos

Vendas de importadores da entidade caíram 31% sobre fevereiro de 2020

REDAÇÃO AB

Em fevereiro as 15 marcas filiadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) emplacaram 4.258 veículos, 1.844 importados e 2.414 montados no País. O total representa queda de 13,2% sobre o mesmo mês de 2020, com retração maior entre os importadores, que venderam 31% menos na mesma base de comparação, enquanto os modelos montados localmente anotaram recuo de 16,9%. A entidade atribui a evolução negativa do desempenho à falta de produtos provocada por problemas na cadeia global de fornecimento de componentes, o que atrasa as entregas de carros importados e a produção nacional.





Na comparação entre janeiro passado e fevereiro a situação se inverte, com redução menor, de 8,3%, nas vendas de modelos importados, e retração maior, de 16,7%, entre os produzidos no País.

No acumulado do primeiro bimestre de 2021, os importadores associados à Abeifa venderam 3.854 veículos, em queda de 24,1% sobre 2020, enquanto os volumes das quatro montadoras com produção nacional somaram 5.312 unidades emplacadas nos dois primeiro meses do ano, em leve recuo de 2,2% na comparação com igual período do ano passado.

“Tanto na importação como na produção nacional de nossas associadas, o principal motivo da queda abrupta das vendas em fevereiro foi a falta de produtos. A cadeia global de suprimentos teve e ainda tem dificuldades em abastecer as nossas fábricas aqui e nas matrizes”, argumenta João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa.



Para o dirigente, o movimento circunstancial da cadeia global de suprimentos agravou mais os problemas que já vinham sendo enfrentados pelo setor, superando até mesmo as consequências do câmbio desvalorizado e da pandemia de Covid-19.

Oliveira avalia que “a aceleração dos riscos da pandemia a curto prazo nos mostra um cenário de incertezas ao mercado interno de veículos, cuja consequência pode afetar ainda mais a já bastante pressionada rede autorizada de concessionárias das marcas associadas à nossa entidade”.



- Faça aqui o download dos dados da Abeifa
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Abeifa, importadores, importados, montadoras, indústria, resultado, balanço, emplacamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now