Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
CNT propõe redução de biodiesel na mistura para segurar preço do diesel

Combustíveis | 08/03/2021 | 15h18

CNT propõe redução de biodiesel na mistura para segurar preço do diesel

Alteração permitiria reduzir “significativamente” o preço do combustível nas bombas, de acordo com a entidade

REDAÇÃO AB

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) propôs, por meio de nota técnica, a redução da quantidade de biodiesel presente no óleo diesel vendido nos postos de combustível brasileiros. De acordo com a entidade, a diminuição em 50% (ou mais) terá efeito imediato sobre o preço do combustível – pressionado atualmente pela cotação internacional e pela desvalorização da moeda brasileira. A CNT lembra ainda que essa medida já foi adotada em ocasiões anteriores. A Petrobras, aliás, anunciou na segunda-feira, 8, um novo reajuste, o quinto do ano, que no caso do diesel terá aumento de 5,5%.

A entidade explica que, atualmente, o diesel comercial vendido no Brasil tem 13% de biodiesel em sua formulação, e que esse percentual difere do utilizado em outros mercados. Nos países da Comunidade Europeia, por exemplo, o nível é 7%, no Japão é de 5% e no Canadá, varia entre 2% e 4%. Ainda de acordo com a CNT, a redução do biodiesel não prejudicaria a emissão de poluentes. O contrário, ou seja, o biodiesel em excesso é que pode aumentar a emissão de dióxido de nitrogênio – poluente danoso à saúde e ao meio ambiente.

A nota técnica publicada pela CNT lembra ainda dos possíveis efeitos negativos que o uso do biodiesel pode provocar nos caminhões – especialmente os mais antigos: formação de borra que danifica reservatórios e outros componentes do sistema de alimentação dos veículos por conta da propriedade do biodiesel de absorver umidade, podendo contaminar o combustível. A entidade afirma ainda que, caso seja necessária, uma redução significativa do preço do diesel nos postos poderia ser conseguida “zerando” a mistura de biodiesel durante um período determinado.



Tags: Combustíveis, CNT, biodiesel, diesel, preços, mistura, redução, emissão, poluentes, Proconve.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now