Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Porsche aumenta participação em startup de mobilidade elétrica
Modelo C_Two é o protótipo de hipercarro desenvolvido pela Rimac atualmente

Novos negócios | 08/03/2021 | 19h00

Porsche aumenta participação em startup de mobilidade elétrica

Montadora vai investir € 70 milhões para ampliar sua participação na Rimac Automobili, da Croácia

REDAÇÃO AB

A Porsche anunciou que vai aumentar sua participação na Rimac Automobili, empresa croata que desenvolve e fabrica itens de alta tecnologia para a mobilidade elétrica, incluindo sistemas de bateria, além de produzir modelos superesportivos movidos a eletricidade. A montadora alemã vai investir € 70 milhões para passar dos 15% atuais para 24% sua participação na startup (sem exercer influência no controle da empresa da Croácia).

“A Rimac tem uma posição excelente em soluções de protótipo e em pequenas séries”, afirmou Lutz Meschke, vice-presidente do conselho executivo responsável por finanças e TI da Porsche AG. “Mate Rimac e sua equipe são parceiros importantes, principalmente quando se trata de nos apoiar no desenvolvimento de componentes. A Rimac está a caminho de se tornar um fornecedor [direto] tier 1 para a Porsche e para outras fabricantes no segmento de alta tecnologia”, acrescentou.

No comunicado, a Porsche lembra que investe há anos em empresas nascentes com potencial e que, hoje, possui participações em mais de 20 startups e oito fundos de capital de risco. “Nosso investimento na Rimac acabou sendo absolutamente certeiro”, afirmou Meschke. “O valor aumentou muitas vezes desde o nosso investimento inicial e a empresa tem se desenvolvido muito bem tecnologicamente. Estamos expandindo nossa cooperação passo a passo e também nos beneficiando da força da Rimac em inovação”, disse.

“A Porsche tem sido grande apoiadora da nossa empresa desde 2018, e sempre foi um privilégio ter uma das marcas de carros esportivos mais icônicas do mundo fazendo parte da Rimac”, declarou o fundador da empresa, Mate Rimac. Fundada em 2009, e atualmente sediada em Sveta Nedelja, próximo a Zagreb, a Rimac possui cerca de 1 mil funcionários e projeta e desenvolve hipercarros elétricos com o equivalente a até 2 mil cavalos e velocidades superiores a 400 km/h. A empresa também oferece tecnologias e sistemas para várias montadoras de veículos elétricos.



Tags: Elétricos, Porsche, Rimac Automobili, Croácia, esportivos, hipercarros, participação, Lutz Meschke, Mate Rimac.

Comentários

  • kayser

    ExelenteReportagem

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now