Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Ambev vai converter mais de 100 caminhões a diesel em elétricos
Protótipo convertido para elétrico que rodou pela capital paulista e foi aprovado nos testes

Elétricos | 09/03/2021 | 18h15

Ambev vai converter mais de 100 caminhões a diesel em elétricos

A operação de retrofit será realizada por meio de parcerias com a Enel X e a Eletra, fabricante brasileira de veículos elétricos

REDAÇÃO AB

A fabricante de bebidas Ambev anunciou que vai realizar uma grande operação de retrofit que prevê converter 102 caminhões com motores a diesel em modelos movidos a energia elétrica. O processo vai ser concretizado graças a uma parceria da empresa com a Enel X (divisão da distribuidora de energia que atua no setor de soluções de energia avançada) e a Eletra, fabricante nacional de ônibus elétricos, híbridos e trólebus.

Iniciada no ano passado, a parceria projetou dois caminhões da Ambev que foram convertidos e rodaram, em fase experimental, entre os centros de distribuição da empresa na zona sul da capital paulista. Por conta dos resultados positivos, foi tomada a decisão de expandir a experiência.

O caminhão convertido, de acordo com os testes, emite apenas 0,05 kg de CO2 por viagem – o que, na prática, representa emissão zero. O consumo médio é de 1 kWh por quilômetro, o que, segundo a empresa, significa economia de custo superior a 70% na comparação com o veículo similar com motor de combustão interna. Redução da manutenção e viabilidade de entregas em determinados locais por conta da ausência de ruído dos caminhões são outras vantagens dos modelos convertidos.

“Ficamos muito satisfeitos com a eficiência dos caminhões que foram testados e enxergamos o retrofit como alternativa para acelerar a entrada de veículos elétricos na operação, reduzindo a emissão de poluentes em todo o ecossistema”, afirmou Marco Aurélio Filho, gerente de suprimentos e logística da Ambev.



A previsão é de que os 102 caminhões modificados entrem em operação no mês de junho deste ano, rodando pelos centros de distribuição de Curitiba (PR), Campinas e Embu das Artes (ambas em SP). Esse trabalho representa mais um passo para a Ambev atingir sua meta de reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda a sua cadeia até 2025.



Tags: Elétricos, Ambev, parcerias, Enel X, Eletra, retrofit, conversão, caminhões, diesel, eletricidade.

Comentários

  • MárcioCarlos Guedes

    Parabénspor excelente iniciativa, sou Eletricista automotivo eletromecânico há 30 anos e já estou acompanhando a demanda de híbridos. Ótima alternativa pra ecologia mundial e contudo a economia empresarial. Sem dúvidas energias alternativas em benefícios da Vida.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now