Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Argentina desonera exportações de veículos para fora do Mercosul
Daniel Herrero (ao microfone), presidente da Adefa, e o ministro Matías Kulfas: desoneração de exportações de veículos

Indústria | 09/03/2021 | 22h00

Argentina desonera exportações de veículos para fora do Mercosul

Governo zerou alíquota que era cobrada sobre unidades exportadas

REDAÇÃO AB

O governo argentino zerou a tarifa de “direitos de exportação” para veículos produzidos na Argentina e exportados a mercados fora do Mercosul, que antes pagavam 5%. O decreto foi assinado na terça-feira, 9, pelo presidente Alberto Fernández e os ministros da Economia, Martín Guzmán, e de Desenvolvimento Produtivo, Matías Kulfas.

A medida era um antigo pleito da Adefa, a associação de fabricantes de veículos instalados na Argentina. O presidente da entidade, Daniel Herrero, destacou que a desoneração está em linha com a proposta de aumentar a atuação internacional do setor, que já é maior exportador industrial do país. A partir das medidas de apoio que estão em discussão com o governo argentino, o objetivo nos próximos cinco anos é duplicar as exportações e o nível de emprego da indústria automotiva nacional.

Segundo números divulgados pela Adefa, as montadoras na Argentina vendem no exterior mais de 50% de sua produção para 35 países em cinco continentes, com faturamento externo de US$ 5 bilhões por ano, o equivalente a cerca de 35% das exportações totais de produtos manufaturados argentinos. A indústria automotiva representa fatia de 6,6% do PIB industrial do país e recolhe US$ 2,97 bilhões em impostos por ano.

“O diálogo e o consenso são o caminho para aprovar medidas que alimentam o desenvolvimento do nosso setor e permitem promover o aumento das exportações e da produção com maior ingresso de divisas ao país”, sustentou Daniel Herrero.



Tags: Argentina, Adefa, veículos, comércio exterior, tarifas, imposto, exportação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now