Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO comemora 40 anos dos 2 primeiros caminhões Volkswagen
Os dois primeiros caminhões Volkswagen foram projetados e desenvolvidos no País

Indústria | 10/03/2021 | 16h46

VWCO comemora 40 anos dos 2 primeiros caminhões Volkswagen

Fundada em 1981 com apenas dois produtos, montadora oferece hoje cerca de 65 modelos de caminhões e ônibus

REDAÇÃO AB

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) celebrou na quarta-feira, 10 de março, 40 anos do lançamento de seus dois primeiros produtos desenvolvidos e produzidos no País, os caminhões VW 11.130 e VW 13.130 que saíram da linha de produção da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), comprada da Chrysler um ano antes.

Os dois modelos médios se destacavam pelo visual moderno e, principalmente, pela cabine avançada, ou “cara chata”, como eram popularmente chamados – tendência que só seria adotada no País mais tarde, já que até então o mais comum eram os chamados caminhões “bicudos” (com o compartimento do motor à frente).

A Volkswagen Caminhões foi fundada oficialmente em fevereiro de 1981, um mês antes do lançamento de seus dois primeiros produtos. A empresa herdou as instalações da Chrysler do Brasil, que foi adquirida em 1979 pelo Grupo VW. Pouco tempo depois, a nova empresa começou a testar os primeiros protótipos no País, com a supervisão e acompanhamento dos técnicos da matriz da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha.

No início, a montadora apostou em soluções simples e robustas. O modelo 11.130, por exemplo, trazia motor MWM, câmbio de cinco marchas, eixo traseiro com uma ou duas velocidades, chassi tipo escada, suspensão com molas semielípticas e amortecedores hidráulicos, freios com assistência hidráulica e direção mecânica. Já o 13.130 contava com chassi e embreagem reforçados, câmbio adaptado, freios a ar e direção assistida. Os caminhões tinham três opções de entre-eixos e podiam ser adquiridos com as cabines pintadas nas cores amarela, vermelha, azul ou bege.

Quatro décadas depois, já com nova denominação e integrando o Grupo Traton (unidade de veículos comerciais pesados do Grupo VW que reúne Scania, MAN e VWCO), a Volkswagen Caminhões e Ônibus possui cerca de 65 produtos em seu portfólio, de comerciais leves a modelos extrapesados, além de chassis de ônibus e modelos vocacionais, tendo produzido mais de 1 milhão deles – boa parte na moderna fábrica de Resende (RJ), de onde também exporta para mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.



Tags: Indústria, VWCO, caminhões, história, São Bernardo do Campo, Chrysler do Brasil, Resende, 11.130, 13.130, .

Comentários

  • AndréLuiz da Silva

    Admiromuito o trabalho de vcs , sensacional as matérias muito interessante .

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now