Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
BYD apresenta primeiro ônibus articulado elétrico produzido no Brasil
Primeiro VLP totalmente elétrico produzido no Brasil tem chassi BYD e carroceria Marcopolo

Elétricos | 10/03/2021 | 18h28

BYD apresenta primeiro ônibus articulado elétrico produzido no Brasil

Modelo será usado no transporte público de São José dos Campos (SP) e tem capacidade para acomodar 168 passageiros

REDAÇÃO AB

A BYD, fabricante global de componentes eletrônicos que no Brasil atua na produção de chassis de ônibus elétricos, entre outras áreas, apresentou o primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado totalmente elétrico produzido no Brasil. O modelo vai integrar a frota do transporte público da cidade de São José dos Campos, no interior paulista (onde vai trafegar na Linha Verde, um corredor exclusivo), e ficará exposto à visitação da população até o fim de março.

“Esse é o modelo do ônibus 100% elétrico que a BYD vai entregar para a cidade de São José dos Campos. Estamos satisfeitos em contribuir para uma cidade mais sustentável e com mobilidade verde”, declarou Marcello Von Schneider, diretor institucional e chefe da unidade de ônibus da BYD Brasil. “As prefeituras estão compreendendo a relevância e a necessidade real de substituir os veículos convencionais por modelos não poluentes. Investir em veículos elétricos melhora a qualidade do ar das cidades, impactando diretamente na saúde da população”, acrescentou.

Com carroceria desenvolvida em parceria com a Marcopolo, o VLP apresenta visual moderno, possui 22 metros de comprimento, acomoda 168 passageiros – além de cadeirantes, que possuem espaço dedicado – conta com baterias de fosfato de ferro e tem autonomia para 250 km. Conexões USB individuais nos bancos, monitores no teto, rádio e alto-falantes compõem o pacote de comodidade para os usuários. Os veículos também terão o conjunto de soluções Biosafe, da Marcopolo, com sistema de desinfecção do ar-condicionado por raios UV-C e revestimento antimicrobiano nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

Os veículos contam ainda com câmeras de alta definição no lugar dos retrovisores, o que proporciona melhor visibilidade, evitando os chamados “pontos cegos” e aumentando a segurança. As 12 unidades de VLPs produzidas pela BYD já se encontram na Marcopolo para serem encarroçados e finalizados. A previsão de entrega é para outubro deste ano.



Tags: Elétricos, BYD, VLP, ônibus articulado, transporte público, Linha Verde, São José dos Campos, Marcello Von Schneider.

Comentários

  • denisjorge

    Compartilhocomentario de um engenheiro proximo, de que "....a unica boa noticia disso é que a pegada de carbono gerada na produção das baterias desses veiculos estaria "longe" daqui apenas por serem produzidas na China que supre mais de 80% do consumo delas no mundo, e que não é segredo para ninguem, são produzidas usando energia fossil no pais de matriz energética mais "suja" do mundo, e estes veiculos devem precisar rodas ao menos 150 mil km para iniciarem a neutralização desse rastro de CO2 gerado na fabricação de sua energia... e pior, a eletricidade necessaria para a recarga de uso desses veiculos, vira direta ou indiretamente de termoeletricas que poluem ainda mais que os veiculos diesel modernos....contraditorio se nao ironico no minimo!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now