Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz celebra 50 anos de sua linha OF de chassis de ônibus
Ônibus com chassi da linha OF de motor dianteiro

Indústria | 15/03/2021 | 15h40

Mercedes-Benz celebra 50 anos de sua linha OF de chassis de ônibus

Lançada com o modelo 1313 em 1971, a gama totaliza hoje mais de 256 mil unidades entregues em todo o País

REDAÇÃO AB

A Mercedes-Benz do Brasil está comemorando os 50 anos de sua linha de chassis de ônibus OF com motor dianteiro. De acordo com a fabricante, até hoje foram emplacados mais de 256 mil veículos montados sobre chassis dessa gama no mercado nacional, o que equivale a mais de 5 mil unidades por ano. Dentro da linha, a versão OF 1721 se destaca como a campeã de vendas, com mais de 99 mil modelos licenciados.

“Graças ao seu sucesso junto aos clientes, a linha OF sempre deu grande contribuição para a nossa liderança de mercado no segmento de ônibus, que se repete há 64 anos no País”, declarou Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesses 50 anos, muitas empresas nasceram, cresceram e se consolidaram no transporte urbano e rodoviário utilizando esta família de veículos em suas frotas”, completou.

A montadora afirma que vem modernizando a linha OF a cada nova geração, a fim de proporcionar mais qualidade, eficiência e rentabilidade para os seus clientes, além de segurança para passageiros e motoristas. Prova disso, segundo a marca, é a evolução em peso bruto total (PBT) e potência do motor, assim como nas inovações adotadas, como motorização eletrônica, freios com ABS, retarder e suspensão pneumática exclusiva para as versões 1721 e 1724. Atualmente, o catálogo da linha OF conta com os modelos 1519 (urbano), 1519 R (escolar), 1621 (fretamento), 1721 e 1724 (urbano, rodoviário e fretamento, com opção de suspensão metálica ou pneumática).

IMPORTÂNCIA DA FÁBRICA 4.0



Outro capítulo importante nessa história de evolução da gama OF é a inauguração, em setembro passado, da linha 4.0 de produção de chassis de ônibus na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Trata-se da primeira do tipo no segmento no Brasil e a mais tecnológica, segundo a Mercedes-Benz. Graças aos avanços implantados, a montadora afirma que hoje produz chassis de ônibus com mais qualidade, confiabilidade e segurança. E mais: a nova linha e os recursos disponíveis permitem que a Mercedes-Benz tenha mais flexibilidade para atender as solicitações dos clientes não só do Brasil, como da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, mercados para onde a empresa exporta seus chassis.

A inauguração da linha 4.0 proporcionou à fábrica brasileira tornou a unidade de São Bernardo do Campo a nova referência mundial da marca. Isso reforça a importância estratégica do Brasil como o maior mercado de ônibus do grupo Daimler em todo o mundo – mesmo com a crise – além de ser o atual centro de competência da empresa para o desenvolvimento e produção de chassis de ônibus Mercedes-Benz.



Tags: Indústria, Mercedes-Benz, ônibus, chassis, linha OF, motor dianteiro, 50 anos, linha de produção 4.0, São Bernardo do Campo, Walter Barbosa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now