Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas caem mais em março; Fiat e Strada lideram

Mercado | 16/03/2021 | 20h20

Vendas caem mais em março; Fiat e Strada lideram

Com 87 mil emplacamentos de veículos leves em 11 dias úteis, houve queda de 22,3% sobre o mesmo período de 2020

PEDRO KUTNEY, AB (COM DADOS DA AUTOINFORME)

Foram emplacados 87.175 veículos leves na primeira quinzena de março, número 22,3% abaixo do registrado no mesmo intervalo de 2020 e 8,7% abaixo dos primeiros 11 dias úteis de fevereiro passado, quando foram licenciados 95.471 carros e utilitários, segundo números obtidos pela Autoinforme.

O movimento para baixo do mercado de veículos leves continua sendo conduzido pela intensificação da pandemia de coronavírus, que vem provocando restrições ao comércio e baixa da confiança do consumidor. Os fabricantes também não estão conseguindo atender toda a demanda, com interrupções na produção de algumas fábricas por falta de componentes, o que aprofunda a queda de emplacamentos.

FIAT E STRADA OCUPAM O TOPO DO RANKING DE VENDAS



A Fiat manteve um bom ritmo de vendas na primeira quinzena de março, com 20.795 unidades emplacas e 23,8% de participação, solidificando a liderança conquistada no último trimestre de 2020 e mantida no primeiro bimestre de 2021. A Volkswagen ficou na segunda posição na quinzena com 15.750 emplacamentos e share de 18%, enquanto a GM desceu ao terceiro posto com 12.494 carros vendidos, 14,3% do total no período.

Ao mesmo que ampliou sua liderança como marca, a Fiat colocou a picape Strada em primeiro lugar no ranking de veículos mais vendidos do País, ultrapassando o Chevrolet Onix, que este mês teve a produção interrompida na fábrica de Gravataí (RS) por falta de componentes eletrônicos, mas ainda manteve a segunda colocação e junto com o sedã Onix Plus (também sem fabricação no mês) em quinto e o SUV Tracker em 11º seguraram a GM na terceira posição entre os fabricantes.

A marca italiana mantém quatro carros entre os dez mais vendidos: Strada em primeiro, Mobi em quarto, Toro em sexto e Argo em sétimo (o Uno caiu para o 12º lugar). A picape da Fiat vendeu 5.490 unidades nos primeiros 11 dias úteis do mês, contra 4.858 do líder de 2020, o Onix que desceu para.

Para ficar em segundo, a Volkswagen teve apenas um carro entre os dez mais, o Gol na décima posição, mas como é dona de um grande catálogo tem muitos modelos na zona intermediária do ranking (oito modelos entre os 24 mais vendidos), o que ajuda a compor o bom volume da marca.

O HB20 manteve a terceira posição na primeira quinzena de fevereiro, mas com uma pequena diferença dos concorrentes Mobi, Onix Plus e Toro, todos na faixa das 3 mil unidades emplacadas. Destaque para o Creta, que entrou na lista dos dez mais e é o SUV mais vendido nesses 11 dias úteis com 2,9 mil emplacamentos. Os dois bons resultados sustentaram a Hyundai na posição de quarta marca mais vendida do País.



Tags: Mercado, vendas, março 2021, primeira quinzena, emplacamentos, veículos leves, carros, comerciais leves, utilitários, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now