Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz lança chassi de ônibus inédito para transporte urbano
O novo chassi pode receber carrocerias com até cinco portas e transportar 100 passageiros

Lançamentos | 17/03/2021 | 15h46

Mercedes-Benz lança chassi de ônibus inédito para transporte urbano

Modelo Super Padron O 500 R 4x2 possui motor traseiro, suspensão pneumática e pode transportar até 100 passageiros

WILSON TOUME, PARA AB

A divisão de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil lançou na quarta-feira, 17, o novo chassi Super Padron O 500 R 1830. Trata-se do maior da categoria 4x2 urbano do mercado nacional, capaz de receber carrocerias de até 14 metros de comprimento. O motor é o OM 926 LA de 310 cavalos (instalado na traseira), enquanto o câmbio é automático de seis marchas, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa. O PBT de 19,6 toneladas também é o maior da categoria, de acordo com a fabricante.

“Com esse lançamento, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo Padron 4x2 de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6x2 de 15 metros da concorrência”, afirmou Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O desenvolvimento desse novo chassi, de acordo com Edson Brandão, gerente de marketing da Mercedes-Benz do Brasil, envolveu a sinergia com outros modelos do portfólio da empresa. “Foi quase como montar um quebra-cabeças”, explicou o executivo. “Isso permitiu reduzir não só o tempo do projeto como o custo do investimento, que foi de aproximadamente R$ 1 milhão, graças a essa estratégia”, completou.

Por conta dos efeitos da pandemia, que ainda devem permanecer durante algum tempo, mesmo se houver sucesso na campanha de imunização da população, a expectativa da Mercedes-Benz com relação às vendas do novo chassi ainda não são muito altas. “Até o fim do ano, esperamos vender de 50 a 80 unidades”, revelou Barbosa. “Mas, em condições normais, o mercado para esse modelo é de 150 a 200 veículos por ano”, afirmou.

Os executivos afirmaram que a Mercedes-Benz já vinha trabalhando no projeto de um chassi para ônibus urbano que ocupasse o espaço entre o O 500 M 4x2 (para carrocerias de até 13 metros) e o O 500 MA 6x2 (articulado de 18 metros). Mas a pandemia e a consequente queda no número de usuários do transporte coletivo fizeram com que a montadora antecipasse o lançamento no Super Padron. “Assim, conseguimos atender às necessidades das empresas de ônibus por um modelo que possa operar de acordo com a demanda atual de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, visando otimizar seus custos operacionais, graças à flexibilização do chassi 4x2”, disse Walter Barbosa.

VERSATILIDADE NAS OPERAÇÕES URBANAS



O diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz afirmou que, entre as vantagens do Super Padron em relação aos seus atuais concorrentes, merece destaque o fato de ele ter um eixo a menos, o que representa menor custo de manutenção – e maior rentabilidade – com a mesma capacidade de transporte. O novo chassi possui piso alto e pode receber carrocerias com até cinco portas (três à direita com degraus e duas à esquerda, para acesso em corredores centrais exclusivos).

Outro item destacado pela montadora é a suspensão pneumática com dois bolsões de ar na dianteira e quatro na traseira, que proporcionam maior conforto para passageiros e motoristas. Além disso, o modelo traz de série o sistema de ajoelhamento da suspensão, que facilita o embarque e o desembarque de passageiros. Freios a disco com sistema de gerenciamento EBS e o exclusivo freio-motor Top Brake são outros destaques em termos de segurança.

“Com esse novo modelo da linha O 500, buscamos ajudar os clientes a superar os desafios da pandemia, que afetou a todos”, disse Walter Barbosa. “Para se ter ideia, no auge da quarentena, o segmento urbano registrou queda de 75% no número de passageiros. Hoje, apenas entre 30% e 40% dos passageiros utilizam ônibus nas cidades”, observou. “O mercado espera que o aumento da vacinação reverta essa tendência e, quando isso ocorrer, mais uma vez estaremos ao lado dos clientes para oferecer as soluções mais adequadas ao novo cenário do transporte coletivo urbano”, completou o executivo.



Tags: Lançamentos, Mercedes-Benz, chassi, ônibus, O 500 R 1830, Super Padron, urbano, motor traseiro, 4x2, Walter Barbosa, Edson Brandão.

Comentários

  • BrunoHenrique Dos SantoS

    Parabénspara os engenheiros da mercedes-benz para o pessoal de marketing um excelente carro o carro que veio com várias inovações e melhorias do motor 500 empresa sai na frente mais uma vez e creio que vai ser um carro bem aceito no mercado porque ele tem o que o empresário quer robustez e qualidade ele parece ser muito econômico em vista dos padrões normal e o diferencial é LC 4 por 2 e não ter um terceiro eixo isso gera uma economia muito grande de manutenção custo-benefício né muito interessante essa ideia parabéns mesmo

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now