Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
MWM acelera crescimento no início de 2021
Linha de produção dos motores MAN D26 na MWM: expansão acelerada

Powertrain | 22/03/2021 | 15h50

MWM acelera crescimento no início de 2021

Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no primeiro trimestre, o que exigiu 250 contratações

PEDRO KUTNEY, AB

Em meio ao cenário adverso da pandemia de coronavírus que atingiu o Brasil um ano atrás, nem as projeções mais otimistas chegaram perto de prever crescimento tão acelerado para a MWM, fabricante de motores diesel e grupos geradores que pertence à Navistar. No primeiro trimestre fiscal da empresa deste ano, compreendido entre novembro e janeiro passados, o faturamento avançou à razão de dois dígitos porcentuais bem altos (a empresa não revela valores) na comparação com o mesmo período anterior, antes dos efeitos negativos da Covid-19 sobre a economia, portanto.

As vendas cresceram em todos os segmentos de atuação. Nos três primeiros meses do ano fiscal houve expansão de 62% nas entregas de motores para veículos comerciais e máquinas agrícolas, em comparação com o mesmo trimestre de 2020. A MWM também vendeu 37% mais peças de reposição no período. Os grupos geradores, que começaram a ser produzidos pela empresa há apenas dois anos, registraram alta de 438% nos negócios.

“No nosso caso vimos a recuperação dos negócios acontecer muito rápida e aquecida a partir de agosto do ano passado. Na época tínhamos dúvidas sobre a sustentabilidade desse crescimento, pois podia ser um represamento, mas já se passaram sete meses e o mercado continua bastante aquecido”, revela José Eduardo Luzzi, presidente da MWM Motores e Geradores.



Para acompanhar o crescimento acelerado, no início do ano a MWM precisou abrir novas vagas de trabalho com a contratação de mais 250 pessoas que se somaram ao quadro de 1,3 mil funcionários da fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Algumas linhas operam em dois turnos e outras em três.

Boa parte desse aquecimento, avalia Luzzi, veio do agronegócio, setor que consome muitos dos caminhões e máquinas agrícolas motorizados pela MWM. Outra fonte de crescimento vem da construção civil, embalada por juros baixos que reacendeu o interesse pelos investimentos em imóveis. Por fim, e não menos importante, a expansão do comércio on-line alimentado pelas restrições da pandemia também provocou maior procura por veículos comerciais para entregas.

Apesar do agravamento da pandemia no começo de 2021, Luzzi afirma que a demanda segue em alta nos segmentos de atuação da MWM.

MAIS ENTREGAS À VWCO



Na conta do crescimento já registrado ainda nem foi incluído todo o potencial do motor MAN D26 de 13 litros, que começou a ser produzido em outubro passado sob encomenda para a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), para equipar os novos extrapesados Meteor lançados pela marca que começaram a ser entregues aos clientes já no fim de 2020.

A VWCO é o maior cliente da MWM, que fornece motores para os caminhões e ônibus da fabricante desde o início das operações há 40 anos e participa do consórcio modular da fábrica de Resende (RJ) também desde a inauguração da planta em 1996. O D26 é o segundo motor MAN produzido no Brasil pela MWM sob contrato de manufatura, que também produz o D08 desde 2011. Agora com os dois propulsores em linha, Luzzi prevê que as entregas à VWCO deverão crescer substancialmente em 2021.

É um envolvimento que antecipa a participação da MWM como mais uma das divisões do Traton Group, empresa multinacional independente que controla as fabricantes de veículos comerciais do Grupo Volkswagen, integrado por MAN, Scania e VWCO. Até o meio deste ano, o Traton Group deverá concluir a aquisição total da americana Navistar, proprietária da MWM, e assim todas as empresas farão parte de um mesmo grupo, podendo ampliar as sinergias.



Tags: MWM, motores, geradores, diesel, desempenho, resultado, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

  • PascoalCampos

    Show Parabéns realmente uma excelente notícia visto o momento que o mundo está passando Com certeza o mercado continuará aquecido se Deus permitir Os que venceram foi por que tentaram Parabéns Luzzi a você e a todos que diretamente ou indiretamente participarão Abraços

  • JoséFrancisco dos Santos

    Ficomuito feliz por esse momento que a MWM está passando fui colaborado por quase 5 anos dessa empresa ela é uma excelente empresa pra se trabalha..

  • JoséRoberto esteves Dias

    Ficomuito feliz e agradeço a Deus por saber que a MWM mesmo no cenário muito difícil que o nosso país está passando a MWM está contratando e está produzindo muitos motores eu fui colaborador por 29 anos e uma empresa ótimo para trabalhar um grande abraço a todos.

  • VanderleiJustino Trindade

    Contenteem saber quê a empresa se reinventou,desenvolvendo novos nichos de mercado. Sempre atenta as inovações tecnológicas e mantendo sua história de qualidade e confiabilidade desde a década de 1950. Parabéns à todos os colaboradores!

  • sidneydolife

    Parabéns MWM pelo sucesso

  • SilvioVecchi

    Empresaque se dedica ao melhor para o consumidor final, atendimento impecável, sem falar da qualidade invejável, parabéns família MWM

  • Vanderleievangelista martins

    Parabénsmwm seu sucesso e uma alegria imensa para muitas famílias que venha muitos e muitos sucessos parabéns

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now