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ZF prevê 26% dos carros brasileiros com frenagem autônoma até 2025
Para a ZF, uso de câmeras frontais deve crescer nos automóveis brasileiros nos próximos anos

Tecnologia | 22/03/2021 | 18h00

ZF prevê 26% dos carros brasileiros com frenagem autônoma até 2025

Sistema baseado no uso de câmeras, que hoje está em 5% dos veículos, pode ter grande impacto na redução de acidentes de trânsito no Brasil

REDAÇÃO AB

Uma das principais fornecedoras de sistemas eletrônicos automotivos em todo o mundo, a ZF divulgou estudo na segunda-feira, 22, no qual revela que haverá um aumento importante no número de automóveis equipados com sistemas de assistência ao motorista no mercado brasileiro, de acordo com previsões realizadas pela área de inteligência da empresa. Segundo a ZF, esse crescimento deve ser da ordem de cinco vezes, em relação ao número de 2020.

Plínio Casante, gerente sênior de engenharia da ZF, explicou que essas projeções foram baseadas nas exigências globais que definem os equipamentos de segurança com os quais os novos automóveis devem possuir, assim como as do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe), do Contran – que em geral acompanha as tendências adotadas na Europa e nos Estados Unidos – e em programas de incentivos, como o Rota 2030. “Devemos sair de cerca de 5% de veículos equipados em 2020 com a tecnologia de frenagem autônoma de emergência para aproximadamente 26% da frota do País até 2025”, afirmou.

Casante disse ainda que existe maior tendência de uso de câmeras frontais nos carros no Brasil, e isso pode alterar positivamente o panorama de segurança no trânsito em todo o País, viabilizando até a nacionalização dessa tecnologia, o que representa uma nova oportunidade para a indústria automotiva nacional.

“Essas são tecnologias que podem ajudar a reverter o cenário de acidentes e fatalidades aqui no Brasil, que conta com taxas alarmantes, acima da média mundial. De acordo com números da ONU, a taxa de fatalidades no Brasil é de 19,7 para cada 100 mil habitantes, enquanto na Alemanha, por exemplo, a relação é de 4,1 para cada 100 mil – mesmo com rodovias sem limite de velocidade”, observou o executivo.



Tags: Tecnologia, ZF, segurança, sistemas de assistência ao motorista, frenagem autônoma, câmera frontal, Plínio Casante.

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