Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Chinesa Geely terá marca de luxo para enfrentar a Tesla
Geometry A, protótipo elétrico da Geely apresentado no Salão de Xangai

Internacional | 23/03/2021 | 12h46

Chinesa Geely terá marca de luxo para enfrentar a Tesla

Proprietária da Volvo lançará neste ano carro elétrico com nível de Mercedes-Benz

REDAÇÃO AB

A montadora chinesa Geely anunciou na terça, 23, uma joint venture para criar uma marca de carros elétricos que vai competir diretamente com a Tesla. A empresa, que é dona da sueca Volvo Cars e tem 9,7% da Daimler, confirmou o nome da nova divisão, que se chamará Zeekr e ficará posicionada como a mais luxuosa entre as fabricantes que fazem parte do grupo.

Li Shufu, fundador e presidente da Geely, nunca escondeu seu desejo de produzir carros "como a Mercedes-Benz" e agora terá a oportunidade de colocar sua ideia em prática com a Zeekr, que deve lançar seu modelo elétrico (ainda não revelado oficialmente) no terceiro trimestre deste ano.

O plano da Geely é abrir pequenos showrooms nos centros das cidades para vender os novos veículos elétricos a um preço fixo em vez de trabalhar com o formato tradicional da concessionárias, seguindo a mesma estratégia que fez a Tesla crescer no Estados Unidos e especialmente na China, que é o maior mercado de carros (convencionais e elétricos) do mundo.

Com a chegada da nova marca, o grupo terá a Geely na base, com veículos convencionais e mais baratos, e acima virá a Volvo, em um segmento mais premium combinando modelos a combustão, híbridos e elétricos. Em um patamar superior, haverá a Polestar, apenas com modelos elétricos (que dividirá sua plataforma e parte da identidade visual com alguns modelos da Volvo). No último degrau estará a Zeekr, apenas com veículos elétricos e com um nível de sofisticação acima da Tesla e semelhante ao das alemãs BMW e Mercedes.

Nesta terça, o grupo Geely também divulgou seu balanço, que registrou em 2020 uma venda de 1,32 milhão de veículos, abaixo do 1,36 milhão comercializado em 2019, portanto uma queda de 3%. A previsão para este ano será de 1,53 milhão. No entanto, seu lucro líquido caiu 32%, para um total de US$ 849,5 milhões.



Tags: Geely, Tesla, Elétricos, Volvo, Polestar, China, Zeekr, Li Shufu.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now