Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
New Holland lança 1º trator a metano do mundo neste ano
T6 Methane Power, da New Holland, foi testado no Brasil

Máquinas Agrícolas | 05/04/2021 | 17h35

New Holland lança 1º trator a metano do mundo neste ano

Modelo movido pelo biogás chegará primeiro ao mercado europeu e deve ser importado para o Brasil em 2022

REDAÇÃO AB

O primeiro trator comercial movido a gás metano do mundo já está em fase final de testes e chegará ao mercado até metade deste ano. As primeiras unidades do T6 Methane Power, da New Holland, serão entregues a clientes da Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mercado nos quais a produção de biogás está mais avançada.

Para o mercado sul-americano, a previsão é que T6 esteja disponível para importação a partir de 2022, especialmente para Brasil e Argentina. Não há planos de fabricá-lo no Brasil por enquanto, apesar de já ter sido estado por aqui. O primeiro protótipo foi apresentado na feira Agritechnica, na Alemanha, em 2019.

Um dos maiores atrativos para o trator a metano é poder abastecê-lo com o biogás que é gerado dentro da propriedade rural, geralmente por meio de um biodigestor, o que traz benefícios tanto econômicos quanto ambientais. Segundo a CNH Industrial, dona da marca New Holland, esse equipamento ainda possui custos operacionais menores do que o trator convencional.

O protótipo que foi testado no no Brasil, um T6.180, utiliza o metano gerado através da biomassa renovável produzida na usina de biogás disponível na fazenda. Ele tinha um motor de seis cilindros produzido pela FPT Industrial, com potência máxima de 180 cv e torque de 750 Nm. A autonomia estimada é de pelo menos meio dia de trabalho durante a operação normal.

“A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais”, afirma Nilson Righi, gerente de portfólio agrícola da CNH Industrial.



Tags: New Holland, CNH Industrial, trator, biometano, biogás, sustentabilidade, Nilson Righi.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now