Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Setor de caminhões: demanda aquecida, mas componentes em falta

Cenários 2021 | 19/04/2021 | 15h00

Setor de caminhões: demanda aquecida, mas componentes em falta

Desafio do segmento está em gerenciar pedidos enquanto administra gargalos na produção. Entenda o panorama para o ano e a visão das fabricantes

PAULO RICARDO BRAGA, AB

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play!





O setor de veículos pesados foi afetado de forma diferente pela pandemia. A demanda segue elevada, mas o desafio está justamente em gerenciar pedidos e, em paralelo, os gargalos de produção. É o que mostra a pesquisa Cenários na Indústria Automobilística, realizada por Automotive Business em parceria com a Roland Berger.



- Faça aqui o download do relatório completo da pesquisa Cenários para a Indústria Automobilística



O levantamento aponta que o mercado espera crescimento de vendas e exportação de pesados em 2021, em movimento longo de retomada. A expectativa de 24% dos respondentes é de um avanço forte, de 10% ou mais, nas vendas este ano. Já 45% esperam crescimento leve de 5% a 10%. Só 9% dos participantes do estudo esperam algum tipo de retração.

Patrocínio


Quanto às exportações, a maior parte das respostas (43%) indica crescimento leve, de 5% a 10%. Já a perspectiva de retomada do pico histórico de vendas alcançado em 2011, quando foram licenciados mais de 207 mil caminhões e ônibus, 46% das respostas apontam para o médio prazo (2024 a 2025); 21% para curto prazo (2022 a 2023); 29% para longo prazo, a partir de 2026.

Os profissionais do setor automotivo que responderam ao levantamento esperam que a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz se destaquem no crescimento do mercado de veículos pesados em 2021. Para 37% dos respondentes, a VWCO está mais preparada esse avanço, seguida pela Mercedes-Benz (36%), Scania (11%), Iveco (6%) e Volvo (5%).

4: Cenários para a Indústria Automobilística
Infogram



Tags: caminhões, compponentes, Cenários para a Indústria Automobilística, veículos pesados.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now