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BMW usa realidade aumentada para treinar sua rede
Tablet da BMW sobrepõe imagens digitais sobre as reais

Tecnologia | 08/04/2021 | 13h21

BMW usa realidade aumentada para treinar sua rede

Nova tecnologia permite aumentar em cinco vezes o número de funcionários treinados

REDAÇÃO AB

A digitalização não está melhorando apenas o desenvolvimento do projeto na fábrica ou da venda do veículo na concessionária. Agora já serve para facilitar a vida dentro das oficinas autorizadas, como é o caso da BMW. A marca alemã começou a oferecer uma nova ferramenta de realidade aumentada (RA) que vai reduzir o tempo do treinamento da sua rede autorizada e facilitar a aprendizagem.

A realidade aumentada é um recurso que permite sobrepor imagens digitais sobre cenários reais. No sistema da BMW, os tablets dos alunos são apontados para um QR Code nas salas de aula do centro de treinamento e de programas específicos, o que possibilita visualizar peças digitalizadas ou a montagem e desmontagem de equipamentos e circuitos. Esse novo formato pode aumentar o número de funcionários em treinamento em até cinco vezes em relação às antigas aulas convencionais, de acordo com a BMW.

Um bom exemplo dessa redução de tempo pode ser percebido quando se gastava cerca de dois dias para desmontar e preparar os sistemas do carro para uma nova aula. Com o uso da realidade aumentada, esse processo deixa de ser necessário.

Outra vantagem é que os funcionários da rede BMW, Mini ou BMW Motorrad (motos) podem manter o treinamento em dia mesmo com as restrições de circulação ou viagens, já que uma parte da atualização de conhecimento sobre novos equipamentos ou recursos do carros pode feito a distância pelo tablet habilitado, pois todo seu conteúdo é atualizado remotamente.

O recurso foi disponibilizado pela Academia BMW Senai-SP, inaugurada em 2018 em uma área de 1.000 m² dentro da Escola Senai-SP, no bairro do Ipiranga, na capital paulista, que consumiu um investimento compartilhado que somou R$ 4 milhões – R$ 3 milhões em instalações, área construída e infraestrutura, e R$ 1 milhão em equipamentos e produtos.

“O uso da realidade aumentada auxilia de forma significativa no estudo dos mais de 200 técnicos da nossa rede de concessionárias BMW, Mini e BMW Motorrad. O aluno tem melhor experiência, além da possibilidade de descobrir e estudar componentes do sistema sem a presença do veículo, realizando a simulação real na própria sala de aula ou na sua cidade, a partir de um tablet habilitado. Com cada vez mais tecnologias nos automóveis – que se atualizam pela internet – e nas motocicletas, o trabalho de RA traz também uma experiência mais lúdica e atrativa para os profissionais”, explica Emilio Paganoni, gerente sênior de treinamento do BMW.



Tags: BMW, concessionária, treinamento, realidade aumentada, tecnologia, BMW Motorrad, Mini.

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