Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Stellantis começará a vender vans a hidrogênio este ano
Novas vans usarão a mesma base dos modelos elétricos convencionais, como a Peugeot e-Expert



Tecnologia | 13/04/2021 | 12h30

Stellantis começará a vender vans a hidrogênio este ano

Peugeot, Citroën e Opel vão usar tecnologia de célula de combustível nos seus veículos comerciais na Europa

REDAÇÃO AB

Com seu próximo lançamento, a Stellantis pretende ampliar ainda mais sua liderança no segmento de comerciais leves na Europa, onde foi líder no primeiro bimestre deste ano (leia aqui). O grupo vai lançar até o fim de 2021 uma linha de vans movidas hidrogênio.

Os novos modelos usarão a mesma plataforma das três vans elétricas que já são vendidas hoje pelo grupo (Peugeot e-Expert, Citroën e-Dispatch e Opel Vivaro-e), mas adaptadas a uma célula de combustível de hidrogênio. Nessa tecnologia, os veículos são abastecidos com hidrogênio pressurizado – assim como abastecemos um carro a GNV no Brasil – e esse hidrogênio será convertido dentro do veículo em eletricidade, que vai movimentar o motor elétrico.

A maior alteração em relação às versões elétricas convencionais é no conjunto de baterias. Os três tanques com 4,4 kg de hidrogênio são instalados sob o assoalho, onde ficariam as baterias de 50 kWh. Adicionalmente, há uma bateria menor (10,5 kWh), colocada sob os bancos, que também pode ser recarregada na tomada. A Stellantis estima que a autonomia será de 400 km. A capacidade de carga vai variar dependendo da versão, podendo chegar até 1,1 tonelada.

A maior vantagem desse sistema é a rapidez de recarga: em vez de esperar mais de uma hora para recarregar completamente as baterias, bastam alguns minutos para encher os tanques com o gás. Outro benefício é a redução de peso, já que a pequena bateria e o tanque de hidrogênio são mais leves que o grande conjunto de baterias da van elétrica convencional. Porém essa tecnologia traz a dificuldade logística de criar uma rede própria para fornecer hidrogênio.



Tags: Stellatins, Citroën, Peugeot, Opel, vans, elétricos, hidrogênio, célula de combustível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now