Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Caminhões Mercedes avançam na digitalização com novos serviços

Novos negócios | 14/04/2021 | 15h25

Caminhões Mercedes avançam na digitalização com novos serviços

Manutenção com realidade aumentada e parceria com Sascar em recuperação de roubo e gerenciamento de frotas são duas das novidades da empresa

WILSON TOUME, PARA AB

A divisão de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil apresentou na quarta-feira, 14, seus novos serviços digitais, entre os quais destacam-se a parceria com a Sascar na gestão de risco de caminhões e carga, que já está disponível para a linha de extrapesados da marca e, em breve, será estendida a toda linha de caminhões. Com isso, o sistema Fleetboard, da Mercedes-Benz ganha mais eficiência.

Empresa integrante do grupo Michelin, a Sascar é líder na América Latina em gestão de frota e segurança de cargas e de veículos, contando atualmente com cerca de 54 mil clientes e 270 mil veículos conectados. Com a parceria, o serviço "Fleetboard powered by Sascar" vai proporcionar mais facilidade para o cliente que possuir os modelos novo Actros e Axor, já que esses caminhões saem de fábrica com a preparação interface elétrica (conector de espera para conexão do chicote Sascar) e com a parametrização do módulo de implementação para efetuar a leitura de sinais CAN e efetuar bloqueio ou limitações no veículo.

“Com o Fleetboard, já oferecemos as funções de rastreamento e controle”, explicou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Agora agregamos mais experiência e conhecimento à gestão de risco para os clientes dos nossos caminhões, uma vez que a Sascar atua há mais de 20 anos e é líder deste setor na América Latina”, completou.

A parceria também vai permitir que os clientes Mercedes-Benz tenham à disposição alguns diferenciais da Sascar, como o apoio à recuperação de roubo de veículo e de carga com o melhor índice do mercado nacional, assim como a tecnologia de monitoramento, que combina sistemas de localização GSM e por satélite, homologada pelos principais embarcadores e seguradoras do País.

REALIDADE AUMENTADA PROPORCIONA MAIS AGILIDADE NA MANUTENÇÃO



Outro destaque tecnológico apresentado pela Mercedes-Benz foi a utilização de óculos de Realidade Aumentada (RA) por parte dos técnicos das concessionárias da marca. O equipamento proporciona mais agilidade na realização de diagnósticos, e, consequentemente, menos tempo na manutenção e nos reparos de caminhões e ônibus, permitindo que os veículos voltem ao trabalho com maior rapidez.

Não tão sofisticado, mas importante, a garantia estendida foi outra novidade destacada no evento. Criada pela Banco Mercedes-Benz, essa proteção garante cobertura para eventuais problemas que possam ocorrer com o caminhão após o período de garantia original de fábrica, com serviços realizados por técnicos da montadora, com peças originais.

Essa garantia adicional – similar à que já é oferecida em automóveis – estará disponível a partir de maio para períodos complementares de 12 e 24 meses para o conjunto motriz. Com isso, a cobertura da garantia do veículo pode chegar a quatro anos, dependendo do modelo.

A Mercedes-Benz informou ainda que o Uptime, serviço de monitoramento que permite acompanhar o desempenho dos novos Actros, alertando o cliente sobre qualquer necessidade de manutenção, já possui mais de 1 mil caminhões ativados em 725 clientes. Segundo a montadora, houve registro de 25 casos de pane evitadas, além de mais de 100 contatos feitos com clientes envolvendo 71 alertas de manutenção preventiva e 285 corretivas, o que comprova a eficácia e a importância do sistema.

*Atualizado no dia 15 de abril às 19h50



Tags: Novos negócios, Mercedes-Benz, serviços digitais, caminhões, frotas, monitoramento, conectividade, segurança, Roberto Leoncini.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now