Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Financiamento de carros usados cresce 20% em março

Mercado | 15/04/2021 | 14h27

Financiamento de carros usados cresce 20% em março

Análise da B3 mostra que o crescimento em relação a 2020 foi ainda maior para motos, com 39%

REDAÇÃO AB

As vendas financiadas de automóveis usados em março cresceram exatos 20% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Foram 302 mil unidades em 2021 contra 252 mil em 2020. Os números também são positivos para motos, com 39,1% (20 mil contra 14 mil), e caminhões usados, com 17,7% (13 mil contra 11 mil). Os dados foram divulgados pela B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) na quinta-feira, dia 5.

Quando a comparação é feita com fevereiro deste ano, no entanto, o desempenho não foi tão bom assim, considerando que se trata de um mês com menor número de dias. Os automóveis apresentaram uma queda nas vendas financiadas de 1,5%, contra um empate entre as motos (0%) e um crescimento entre os veículos pesados (20,2%).

A B3 também divulgou o acumulado do primeiro trimestre de 2021, mas apenas da soma total das vendas financiadas dos três segmentos de veículos usados, que atingiram 1 milhão de unidades, o que representa 7,5% a mais do que em 2020. Quando é feito um recorte apenas dos automóveis financiados com mais de 12 anos de uso, o índice sobe para 33,1%.

O estudo da B3 também compilou os financiamentos acumulados no trimestre para veículos novos, que apresentaram uma queda de 18,5%. Tradicionalmente o financiamento de usados é bem maior do que os de zero km. Neste primeiro trimestre, os usados representaram 71,4%.

"No compilado de janeiro a março, percebemos que os veículos usados continuam representando a maior parcela das vendas a crédito e também notamos maior procura por financiamento de veículos leves com maior tempo de uso. Alguns fatores podem explicar a redução de oferta de carros zero km no mercado, como a paralisação de montadoras com o agravamento da pandemia e a falta de insumos", explica Tatiana Masumoto Costa, superintendente de planejamento da B3.



Tags: Usados, B3, Mercado, Motos, Carros, Caminhões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now