Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo vai produzir veículos com aço livre de combustíveis fósseis

Indústria | 19/04/2021 | 16h48

Volvo vai produzir veículos com aço livre de combustíveis fósseis

Iniciativa será tomada em parceria com a sueca SSAB, que vai usar uma nova tecnologia para produzir o material

REDAÇÃO AB

O grupo Volvo e a SSAB, fabricante sueca de aços de alta resistência, fecharam um acordo de colaboração para pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização dos primeiros veículos do planeta construídos com componentes de aço que não tiveram qualquer uso de combustíveis fósseis em seus processos de fabricação.

O aço livre de combustíveis fósseis da SSAB será produzido por meio de uma nova tecnologia, que utiliza eletricidade e hidrogênio livres de combustíveis fósseis – como o carvão – e que, com isso, resultará em um impacto climático muito menor do que o material convencional.

A montadora declarou que planeja usar o novo aço inicialmente em veículos conceito e em máquinas ainda neste ano, na Euuropa. Além disso, o metal desenvolvido pela SSAB será utilizado como complemento para o aço tradicional usados nos caminhões, equipamentos de construção e outros produtos da marca. A partir de 2022, serão definidos os planos para disseminar o aço da SSAB com o seu uso em modelos de maior demanda. O setor considera que o aço produzido sem combustíveis fósseis deve atender a demanda que crescerá significativamente a longo prazo.

“Estamos determinados a ser uma empresa neutra para o clima até 2050, alinhados ao Acordo de Paris. Isso significa que nossos veículos e máquinas estarão livres de emissões quando em operação, mas também que revisaremos os materiais, como o aço usado em nossos produtos e, gradualmente, mudaremos para alternativas livres de combustíveis fósseis. Este é um passo importante no caminho para transportes totalmente neutros para o clima”, afirmou Martin Lundstedt, presidente e CEO do grupo Volvo.

“Estamos dando um salto gigantesco em direção a uma cadeia de valor totalmente livre de combustíveis fósseis até o cliente final”, declarou Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB. “Estamos constantemente procurando como podemos nos tornar um fornecedor mais abrangente de aço isento de combustíveis fósseis para clientes e vemos uma nova revolução verde emergindo”, acrescentou.



Tags: Indústria, grupo Volvo, SSAB, aço, insumo, matéria-prima, emissão zero, combustível fóssil, Martin Lundstedt, Martin Lindqvist.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now