Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Para Jeep, Compass está pronto para enfrentar concorrência
Novo Compass Série S, topo de linha, sem opcionais, agora disponível só com motor 1.3 turboflex de 185 cv: único da linha 2022 que não entrou em pré-venda

Lançamentos | 28/04/2021 | 19h20

Para Jeep, Compass está pronto para enfrentar concorrência

Marca lança todas as versões 2022 do SUV médio-compacto que chega às concessionárias em 5 de maio

PEDRO KUTNEY, AB

A Jeep fez na quarta-feira, 28, o lançamento completo da linha 2022 do Compass que chega às concessionária a partir de 5 de maio, desta vez com mais informações sobre versões, preços e principais itens de série e opcionais de todas as opções disponíveis (veja mais abaixo). A diretoria da marca do Grupo Stellantis está convencida que as mudanças feitas no SUV médio-compacto – sutis no visual e mais abrangentes em conectividade e tecnologia, incluindo o novo motor T270 1.3 turboflex de 185 cavalos – serão suficientes para sustentar a liderança e enfrentar a forte concorrência que está entrando no segmento este ano – caso do recém-lançado Toyota Corolla Cross e do Volkswagen Taos que também chega em maio ao mercado nacional.

Essa convicção dos executivos da Jeep de que a marca seguirá liderando as vendas de SUVs compactos no País foi especialmente reforçada após a confirmação de inesperadas 5.365 encomendas do Compass 2022 (até 27 de abril) desde o início deste mês, quando foi aberta a pré-venda do modelo, começando no dia 5 com a Série Especial 80 Anos – que esgotou em 48 horas as primeiras mil unidades colocadas à venda – e nas semanas seguintes também para demais versões flex e diesel.

“Nosso objetivo com a renovação que estamos fazendo agora no Compass e outros lançamentos previstos este ano é continuar na liderança do mercado brasileiro de SUVs compactos”, resume Alexandre Aquino, diretor da marca Jeep.




Interior do Compass 2022 Série S: completo e sem opcionais

No lançamento foi apresentada mais uma versão, que ainda não tinha sido colocada em pré-venda, a nova Série S, vendida anteriormente com motor diesel e agora será a topo de gama das opções flex do Compass, por R$ 188 mil com tudo incluído, sem opcionais, equipada somente com o novo motor turbo bicombustível etanol-gasolina 1.3 de 185 cavalos e torque máximo de 270 Nm, que começou a ser fabricado pelo Grupo Stellantis este ano em Betim (MG).

Hoje a demanda do Compass está dividida em 40% para os modelos diesel e 60% para os flex. Aquino avalia que a nova opção de motorização deve fazer a balança de vendas pender um pouco mais para o lado do motor turboflex, que em seu tamanho oferece a maior potência e torque do mercado e garante aceleração esperta de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, segundo medições do fabricante. O propulsor ganhou nota A de consumo do Inmetro e é até 18% mais econômico do que o antigo e ineficiente Tigershark 2.0 aspirado de 166 cv importado do México, também de acordo com a engenharia do Grupo Stellantis.

QUASE TUDO VENDIDO POR DOIS MESES




Por fora, as mudanças de design do Compass 2022 são sutis: novos desenhos de rodas, grade frontal e para-choque mais alto, que aumentou ângulo de ataque do SUV

Segundo o diretor comercial Everton Kurdejak, apesar de enfrentar mais competição, o Compass tem público fiel à marca – das mil unidades pré-vendidas em 48 horas no começo de abril, 90% foram para quem já era cliente Jeep – e as vendas do SUV cresceram 17% este mês antes mesmo do lançamento da versão renovada. Com isso, quase toda a produção do modelo já está vendida por dois meses, até o fim de junho.

“Nossa previsão é de vender perto de 5 mil unidades/mês do novo Compass, mas pelo volume de encomendas que estamos recebendo, essa expectativa está sendo revista para cima a todo momento”, afirma Everton Kurdejak.



A pré-venda de mais de 5 mil unidades do Compass 2022 durante quase todo o mês de abril aumentou o prazo de espera pela maioria das versões. Quem encomendar agora a Série Especial 80 Anos com o motor 1.3 só recebe o carro em cerca de 60 dias, as demais versões flex têm entrega prevista a partir do fim de maio, enquanto o novo Compass diesel só começa a ser entregue na primeira de junho. A nova Série S, que não teve encomendas prévias, é a que chega mais rápido, disponível nas concessionárias na semana que vem.

Somando versões flex e diesel, em uma escala ascendente de preços, a estimativa inicial é que as vendas do Compass 2022 devem se dividir em 10% para a versão de entrada Sport (só disponível flex), 50% para a Longitude, 10% para a Série Especial 80 Anos, 25% para a Limited e Série S e os 5% restante da demanda vão para o Compass Trailhawk, só diesel e preparado para as trilhas mais difíceis, destinada aos jipeiros-raíz que querem subir paredes. “Mas a chegada da Série S flex pode puxar mais clientes e alterar essa composição”, pondera Alexandre Aquino.

MAIS TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE



Enquanto as mudanças visuais do Compass 2022 são sutis, a Jeep aumentou o recheio de tecnologia e conectividade do modelo para enfrentar a maior concorrência, com a inclusão de mais itens de série em todas as versões, caso dos faróis e lanternas de LED e seis aibags desde a opção de entrada Sport.


Versões mais caras do Compass 2022 têm duas grandes telas no painel: o quadro de instrumentos digital de 10,25” e o monitor do sistema multimídia de 10,1”

Já são de série a partir da versão Longitude (a segunda mais barata) a nova central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas e o novo sistema Adventure Intelligence (também incorporado ao Jeep Renegade e por modelos Fiat como Connect Me), que conecta carro à internet e possibilita funções remotas como ligar o carro e a climatização da cabine por meio de um aplicativo n smartphone, computador, smartwatch ou mesmo por comando de voz da assistente virtual Alexa, da Amazon. Por essa conexão também é possível saber quilometragem, localização do veículo, nível de combustível, programar rotas no GPS do carro, bem como receber alertas de manutenção ou de roubo.

Opcionalmente, o cliente pode ativar o wi-fi a bordo para conectar até oito aparelhos, com pacote de transmissão de dados 4G fornecido pela TIM de 5, 10 e 40 GB, por mensalidades de R$ 30, R$ 50 e R$ 100, respectivamente. Também dá acesso a uma central de atendimento exclusiva, com serviços de assistência para acidentes, panes e roubos.

Também foi incorporado ao Compass 2022 um maior número de sistemas eletrônicos de assistência ao motorista, frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas; reconhecimento de placas de velocidade; detector de fadiga; piloto automático adaptativo ACC; comutação automática dos faróis alto/baixo; monitoramento de mudanças de faixa; e porta-malas com sensor de presença para abertura passando o pé embaixo do carro. No entanto, esse pacote só é de série na versão Série S e está disponível como opcional (R$ 9,9 mil) nos topo de linha Limited e Trailhawk.

As três opções mais caras também incorporam o novo quadro de instrumentos digital configurável de alta definição, de 10,25 polegadas. O painel foi redesenhado para abrigar a nova configuração com duas telas de 10 polegadas. O interior ganhou novos revestimentos e mais opções de cores.

No exterior, são difíceis de notar as mudanças em relação à primeira geração do Compass lançada em 2016. A principal alteração é o novo para-choque que aumenta de 16 para 21,5 graus o ângulo de ataque do carro, elevando assim a capacidade off-road de todas as versões. As opções flex 4x2 também ganharam maior aptidão fora-de-estrada com a adoção do sistema Jeep Traction Control+, controle eletrônico que transfere a tração para a roda com maior aderência.

As versões TD350 do Compass seguem usando o powertrain importado da Europa composto pelo motor turbodiesel 2.0 de 170 cavalos e 350 Nm de torque máximo, acoplado ao câmbio automático ZF de nove marchas. A diferença é que o modelo 2022 já usa o motor Euro 6, equipado com sistema de pós-tratamento de emissões SCR que tem injeção de solução de ureia Arla 32. Segundo a Jeep, o tanque do reagente químico garante autonomia de 10 mil quilômetros antes de precisar ser completado novamente. O sistema se antecipa à próxima etapa da legislação brasileira de emissões veiculares Proconve L7, agendados para entrar em vigor apenas em janeiros de 2023.


O Compass 2022 Série S: cor exclusiva

VERSÕES, PREÇOS E EQUIPAMENTOS DO JEEP COMPASS 2022



A linha 2022 do Jeep Compass ampliou para nove o número de versões da gama, com a introdução da Série Especial 80 Anos e da já conhecida Série S, que passa a ser a versão de topo entre as opções bicombustível etanol-gasolina, equipadas com o novo motor T270 Turboflex. O SUV segue com duas possibilidades de motorização e transmissão, 1.3 turboflex de 185 cv com câmbio automático Aisin de seis marchas, ou 2.0 turbodiesel de 170 com caixa automática ZF de nove velocidades. Confira abaixo todas as versões, preços e itens de série e opcionais. (Devido à diferença da alíquota de ICMS em São Paulo e na Paraíba, os preços são maiores nestes dois estados.)



SPORT
> T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 139.990 (SP: R$ 144.647)

Principais itens de série: • Seis airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 cortinas) • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração • Central multimídia com tela tátil 8,4” com espelhamento sem fio para smartpphone via Android Auto e Apple CarPlay • Faróis Full LED com assinatura em LED • Faróis de neblina em LED • Jeep Traction Control+ (controle eletrônico de transferência de tração para a roda com maior aderência) • Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold (acionamento automático em paradas com o câmbio engatado) • Rodas 17” • Ar-condicionado com duas zonas de temperatura (dual zone) • Sistema Keyless Enter’N Go (sensor de aproximação ara travamento/destravamento e partida/desliga por botão no painel) • Sensores de chuva e crepuscular para acionamento automático de faróis/lanternas e limpadores • Quadro de instrumentos de 3,5” • Três tomadas USB (uma tipo C).
Principais opcionais: • Bancos revestidos em couro (R$ 2.500) • Pack Protection com protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas, emblema Jeep Authentic Accessories (R$ 950).



LONGITUDE
> T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 154.990 (SP: R$ 160.146)
> TD 350 2.0 Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 196.990 (SP: R$ 203.630)

Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à versão Sport: • Central multimídia com tela tátil de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para smartphone via Android Auto e Apple CarPlay • Navegação embarcada • Bancos revestidos em couro • Quadro de instrumentos de 7” • Aletas no volante para trocas de marchas • Retrovisor interno eletrocrômico • Rodas 18” pintadas.
Principais opcionais: • Teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900) • Bancos revestidos em couro Cinza Steel (R$ 1.600).



SÉRIE ESPECIAL 80 ANOS
> T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 162.990 (SP: R$ 168.412)
> TD 350 2.0 Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 204.990 (SP: R$ 211.900)

Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à versão Longitude: • Carregador sem fio para celulares • Partida remota • Assistente eletrônico de estacionamento Park Assist • Sistema de som Beats • Acabamento externo escurecido em tom grafite • Acabamento interior em Black Piano • Revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas • Emblemas “80th” na parte externa e interna do carro.
Principais opcionais: • Teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900).



LIMITED
> T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 176.990 (SP: R$ 182.878)
> TD 350 2.0 Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 216.990 (SP: R$ 224.304)

Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à Série Especial 80 Anos: • Quadro de instrumentos digital de alta definição de 10,25” • Teto em preto • Rodas 19” diamantadas • Monitoramento de ponto cego • Ajuste elétrico do banco do motorista • Airbag de joelho para o motorista (acrescenta aos outros seis de série).
Principais opcionais: • Teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900) • Bancos revestidos em couro Marrom Arizona (R$ 1.600) • Pack High Tech que inclui frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas; reconhecimento de placas; detector de fadiga; piloto automático adaptativo ACC; comutação automática dos faróis alto/baixo; monitoramento de mudanças de faixa; porta-malas com sensor de presença para abertura passando o pé embaixo do carro; ajuste elétrico do banco do passageiro; tomada auxiliar 127 V (R$ 9.900).



SÉRIE S
> T270 1.3 Turboflex 4x2 AT6 – R$ 187.990 (SP: R$ 194.244)

Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à versão Limited: • Teto solar elétrico panorâmico Command View • Forro do teto em preto • Pintura das partes plásticas na cor da carroceria • Frenagem autônoma com reconhecimento de pedestres, ciclistas e motos • Reconhecimento de placas • Detector de fadiga • Piloto automático adaptativo ACC • Comutação automática dos faróis alto/baixo • Monitoramento de mudanças de faixa • Porta-malas com sensor de presença para abertura passando o pé embaixo do carro • Ajuste elétrico do banco do passageiro • Tomada auxiliar 127 V. (Não há equipamentos opcionais.)



TRAILHAWK
> TD 350 2.0 Turbodiesel AT9 4x4 – R$ 216.990 (SP: R$ 224.304)

Principais itens de série – acrescenta ou altera em relação à versão Limited: • Adesivo de capô • Rodas 17” diamantadas com pneus de uso misto • Protetores de cárter, tanque e transmissão • Estepe full size • Suspensão elevada off-road • Seletor de terrenos com modo “Rock” para maior capacidade no fora-de-estrada.
Principais opcionais: igual à Limited.



Tags: Jeep, Compass, lançamento, SUV, Mercado, Stellantis.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now