Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
RTE Rodonaves e Seara adquirem caminhões elétricos da JAC Motors
Um dos seis caminhões elétricos adquiridos pela RTE Rodonaves

Elétricos | 19/05/2021 | 17h32

RTE Rodonaves e Seara adquirem caminhões elétricos da JAC Motors

Empresas seguem tendência de reduzir emissão de carbono e adotam veículos “limpos” para suas operações

REDAÇÃO AB

A RTE Rodonaves e a Seara anunciaram a aquisição de caminhões movidos a eletricidade da JAC Motors, o iEV1200T. A primeira, uma das maiores transportadoras do País, começou a fazer testes com os veículos no fim do ano passado, e agora adquiriu seis modelos, que passam a integrar sua frota para operações urbanas.

Equipado com bateria de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh, sistema de regeneração de energia das frenagens e desacelerações, os caminhões da RTE Rodonaves dispõem de motor com 177 cavalos, podem atingir 90 km/h de velocidade máxima e tem autonomia para rodar até 250 km, além de poderem carregar até 7,5 toneladas, sem emitir um grama de CO2.

“Estamos confiantes de que a aquisição desses seis veículos elétricos seja o primeiro passo para uma modernização de frota mais verde e cada vez mais sustentável; caminhamos para um futuro mais responsável e sustentável ambientalmente, e isso é cada vez mais necessário”, declarou João Naves, fundador e presidente do grupo Rodonaves.

SEARA INICIA PROJETO-PILOTO



Já o frigorífico Seara adquiriu o seu primeiro veículo elétrico, que, de acordo com a empresa, é o primeiro caminhão com esse tipo de propulsão equipado com baú refrigerado (Thermo King) usado na indústria de alimentos congelados no País. Inicialmente, o veículo elétrico será usado em Santa Catarina, na rota entre Itajaí e Balneário Camboriú, em um projeto-piloto.

Se tudo correr dentro do previsto, a empresa pretende adquirir mais três caminhões similares até o fim do ano. A expectativa da Seara é ter 40% da frota com esse tipo de veículo em até cinco anos, dependendo da disponibilidade de equipamentos no mercado brasileiro.

Para garantir a autonomia do modelo – cuja autonomia é de 150 km –, a empresa instalou uma estrutura em Itajaí, e o tempo de recarga é de quatro horas, em média. Além disso, a Seara busca parceiros que se disponibilizem para receber estruturas similares e, com isso, aumentar o alcance do veículo.

"Estamos sempre em busca de modais alternativos e limpos, e nosso objetivo é ampliar cada vez mais o alcance dessas soluções logísticas disruptivas, garantindo sempre qualidade e prazo das entregas para os nossos clientes", afirmou Fabio Artifon, diretor de logística da Seara.



Tags: Elétricos, caminhões, RTE Rodonaves, Seara, JAC Motors, João Naves, Fabio Artifon.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now