Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Sascar lança câmeras inteligentes de monitoramento de frota

Tecnologia | 01/06/2021 | 11h47

Sascar lança câmeras inteligentes de monitoramento de frota

Sistema permite identificar comportamento inadequado de motoristas, emissão de alertas e visualização ao vivo

REDAÇÃO AB

A Sascar, empresa do grupo Michelin, está lançando um sistema de câmeras inteligentes que permitem detectar e identificar comportamentos inadequados a bordo da cabine do caminhão, assim como atitudes potencialmente perigosas durante a condução, como mudanças de faixa repentinas e sem sinalização ou desrespeito à distância recomendada de outros veículos, por exemplo.

“Nossa solução conta com até cinco câmeras de alta definição, instaladas dentro e fora do veículo, para o acompanhamento em 360º de toda a jornada de motoristas e caminhões”, afirmou André Moreto, diretor de marketing da Sascar. “Um algoritmo faz a análise das imagens em tempo real, alertando o motorista e o gestor da frota simultaneamente ao detectar aproximação perigosa, mudança de faixa e sinais de sonolência e desatenção do motorista. É uma solução que além de evitar acidentes em tempo real através dos alertas, gera relatórios de infrações por condutor e ocorrências, permitindo o envio de feedbacks e treinamentos personalizados aos motoristas”, completou.

Publicidade



Por meio dessa solução, as informações de infrações coletadas pelas câmeras são armazenadas para que, mais tarde, seja possível gerar relatórios consolidados para o gestor da frota, auxiliando na correção do comportamento do motorista. “A maioria dos concorrentes possuem sistemas de câmeras que não contam com inteligência embarcada e apenas gravam 24 horas sem apontamentos de infrações. Além disso, as imagens não são disponibilizadas em nenhuma plataforma online, sendo necessária a coleta do cartão de memória”, explicou Moreto.

“Há empresas que oferecem apenas as câmeras que detectam fadiga e desatenções e, outras, possuem apenas câmeras ADAS (equipamentos com sensores que identificam aproximações com veículos da frente). A Sascar une todas elas, trazendo uma visão completa que contribui com uma excelente gestão de frotas, onde todos os eventos são armazenados em uma plataforma online e única, que permite uma análise pontual, a visualização ao vivo”, completou o diretor de marketing.

A Sascar afirma que o seu sistema voltado para transportadoras e embarcadores que se preocupam com a segurança de suas cargas e zelam pela integridade de seus motoristas e veículos, aumentando a prevenção de acidentes no transporte de carga, por meio de uma tecnologia de ponta e acessível.



Tags: Tecnologia, Sascar, gestão de frotas, câmeras, inteligentes, monitoramento, André Moreto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now