Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Falta de peças segura crescimento em maio

Mercado | 01/06/2021 | 17h30

Falta de peças segura crescimento em maio

Mês fechou com 175,3 mil emplacamentos de veículos leves, em alta de 7% sobre abril, mas vendas diárias avançam menos de 2%

PEDRO KUTNEY, AB

Os resultados preliminares de vendas de veículos leves em maio sugere que a falta de peças (especialmente semicondutores) com consequentes paralisações em várias fábricas está freando o crescimento do mercado brasileiro. O mês fechou com 175,3 mil emplacamentos, de acordo com levantamento da Bright Consulting repassado a Automotive Business. O número é o segundo melhor do ano (perde para as 177 mil unidades de março), em expansão de 7% sobre abril, mas o avanço da média diária é menor que 2% (1,9%), o que revela certa acomodação dos negócios.



LEIA TAMBÉM:
> Argentina tem queda de 32% nas vendas em maio; Toyota e Cronos lideram



Com 21 dias úteis, maio registrou a maior média de 2021 até agora, com 8.349 carros e utilitários emplacados por dia, mas com avanço é muito discreto em relação aos 8.195/dia de abril, e ainda muito abaixo dos melhores meses do ano passado quando a média superou os 10 mil em novembro (10,7 mil) e dezembro (10,5 mil).

Publicidade



A alta foi de 210% sobre maio de 2020, quando os emplacamentos somaram apenas 56,6 mil unidades, mas a comparação fica distorcida porque no mesmo período do ano passado as medidas restritivas para conter a pandemia de coronavírus afetavam mais severamente as vendas e licenciamentos de veículos novos com o fechamento de concessionárias e Detrans, que hoje já trabalham on-line e são menos prejudicados pelo avanço da Covid-19 no País.

Pelo mesmo motivo, os 837 mil emplacamentos de veículos leves acumulados nos primeiros cinco meses de 2021 representam significativa alta de 30% sobre o mesmo período de 2020, quando o mercado desceu a volumes historicamente baixos a partir da segunda metade de março, para começar a se recuperar com mais força somente a partir do segundo semestre.



Tags: Mercado, vendas, emplacamentos, veículos leves, coronavírus, projeção, previsão, pandemia, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now