Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Associadas da Abeifa crescem o dobro do mercado em maio
Caoa Chery foi líder de vendas da Abeifa devido à venda dos carros produzidos no Brasil

Mercado | 04/06/2021 | 17h16

Associadas da Abeifa crescem o dobro do mercado em maio

Aumento de vendas foi de 13% em relação a abril, graças apenas ao crescimento dos modelos produzidos no Brasil

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos a Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) cresceram quase o dobro da média do mercado total de automóveis e comerciais leves dm maio comparado ao mês anterior, como revela o boletim divulgado pela entidade nesta sexta-feira, 4.

No mês, foram comercializadas 6.616 unidades frente às 5.856 de abril, o que representa 13% a mais do que os números de abril. Foi bem acima do que mostram os números de emplacamento da Fenabrave, que compreende o mercado total, que teve um aumento de 7%..

Publicidade



Esse aumento expressivo deve-se exclusivamente ao bom desempenho das vendas dos veículos produzidos no Brasil pelas 17 associadas da Abeifa, que somaram 4.352 unidades contra 3.609 de abril, um acréscimo de 20,6%. Quando analisamos apenas os importados, as vendas ficaram estáveis: houve um aumento marginal de 0,8% – 2.264 em maio contra 2.247 em abril.

“Mesmo com a pressão do dólar e do euro e ainda o cenário de consequências nefastas da pandemia, aos poucos as nossas associadas, em geral, estão recuperando suas vendas”, explica João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa. “Aquelas marcas que ainda não conseguiram, momentaneamente foram afetadas por falta de oferta de produtos, por conta do desabastecimento de peças e componentes. Mas entendemos que o setor consegue se recuperar porque há uma demanda reprimida.”

Na análise dos cinco primeiros meses deste ano frente ao mesmo período de 2020, houve um aumento de 48% – 27.529 contra 18.602. No entanto a comparação é distorcida pelo fato de que abril de 2020 foi desastroso para o mercado, devido ao fechamento de fábricas e concessionárias no Brasil por contas de regras de isolamento social para conter a pandemia que havia acabado de chegar ao País.

Atualmente os veículos comercializados pelas associadas da Abeifa representam apenas 2,78% das vendas de veículos produzidos no Brasil e 12,08% dos modelos importados, de acordo com o balanço do mês de maio divulgado pela entidade.

A marca campeã de vendas dentro da Abeifa é a Caoa Chery, que emplacou em maio 3.186 unidades (somente 3 unidades foram importadas), seguida pela BMW, com 1.261 veículos (946 nacionais e 315 importados), e pela Volvo, com 643 carros (todos importados).



Tags: Abeifa, mercado, importados, nacionais, Caoa Chery, BMW, Volvo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now