Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Ford Maverick: o que a picape tem para enfrentar a Fiat Toro no Brasil
A Ford Maverick é a picape mais barata da marca nos EUA

Lançamentos | 09/06/2021 | 16h32

Ford Maverick: o que a picape tem para enfrentar a Fiat Toro no Brasil

Recém-lançado nos EUA, o modelo baseado no SUV Bronco chega ao Brasil no ano que vem

REDAÇÃO AB, PARCERIA COM PRIMEIRA MARCHA

O sucesso da Fiat Toro desperta a cobiça de outras marcas no Brasil para aproveitar as vendas crescentes desse modelo num segmento ainda pouco povoado, o das picapes médio-grande, que fica entre as compactas VW Saveiro e Fiat Strada e as grandes Toyota Hilux e Chevrolet S10. É para abocanhar parte desse mercado que a Ford planeja lançar no Brasil no ano que vem a nova Maverick, como mostra abaixo a reportagem do site Primeira Marcha.

Publicidade



Ela acabou de ser apresentada oficialmente pela Ford nos Estados Unidos, resgatando um nome muito conhecido (que é o mesmo do saudoso esportivo dos anos 70), desta vez vestindo uma picape. Mas não é uma picape qualquer. A Maverick é a grande aposta da marca americana em um segmento quase inexistente nos Estados Unidos: o que é chamado por lá de picapes compactas. Por aqui, ela vai competir, além da Toro, também com a nova picape da GM feita sobre a plataforma de Onix e Tracker e os futuros rivais de Volkswagen e Hyundai.

Se muita gente compra carro pelo design, a Maverick tem tudo para fazer sucesso. É bem estilosa e parruda, como podemos ver no desenho da frente. O capô alto e longo remete ao Bronco Sport – e não é à toa. Afinal, picape e SUV compartilham a mesma plataforma.

A traseira tem estilo mais comedido e lembra bastante a F-150. Por dentro, a Maverick tem linhas mais simples e quadradas. Notam-se alguns elementos presentes no Bronco Sport, como painel digital e seletor de marchas.


No Brasil, a Maverick poderá ser vendida com motorização híbrida

A nova Ford Maverick será vendida nos Estados Unidos com duas motorizações. Todas as versões contam com o 2.5 híbrido, que entrega 164 cv e 21,4 kgfm, atuando com o motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A potência combinada, segundo a Ford, é de 193 cv. A transmissão é do tipo CVT e a tração é dianteira. A promessa é que a picape seja bem econômica, com média de 17 km/l na cidade e autonomia estimada em 805 km.

Quem estiver em busca de mais potência pode optar pela motorização 2.0 turbo de 253 cv e torque máximo de 38,3 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas. Existe opção de tração integral.

A Toro também oferece duas opções de motor. O recém-lançado 1.3 turboflex entrega 185 cv com etanol e 180 cv se abastecida com gasolina. O torque máximo é de 27,9 kgfm independente do combustível. Já a transmissão é automática de seis velocidades. As versões mais caras trazem o bom 2.0 turbodiesel de 170 cv e torque máximo de 35,9 kgfm. É a única picape da categoria equipada com tração nas quatro rodas e o câmbio é automático de nove velocidades.

SETE AIRBAGS DE SÉRIE



A nova Ford Maverick será vendida nos EUA em três versões: XL, XLS e Lariat. A versão de entrada XL traz 7 airbags, central multimídia com tela tátil de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, faróis full LED, ar-condicionado analógico, rodas de aço de 17 polegadas, frenagem autônoma de emergência, câmera de ré, direção elétrica, iluminação diurna por LED, vidros e travas elétricas nas quatro portas, entre outros itens.

A Maverick XLS acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas, piloto automático, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, porta-objetos integrados, conectores D-link e trava elétrica para a tampa da caçamba.

A versão mais completa é a Lariat, que agrega banco do motorista com ajustes elétricos, painel digital com tela de 6,5 polegadas, rodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, chave presencial, entre outros itens.


A versão Lariat deve ser que que virá ao Brasil, que inclui até a opção de vidros laterais aquecidos

A Maverick Lariat pode vir ainda com o pacote opcional Luxury Package. Ele oferece piloto automático adaptativo, sistema de som Bang & Olufsen com 8 alto-falantes e subwoofer, vidros laterais aquecidos, central multimídia Sync 3 com tela tátil de 8 polegadas, caçamba com iluminação em LED, carregador de smartphones por indução e estepe com roda de 17 polegadas.

Nos Estados Unidos, a Maverick será a picape de entrada da Ford. Tanto é que ela parte de US$ 19.995 (pouco mais de R$ 101 mil), menos até do que os US$ 20.395 pedidos pelo EcoSport.

Quanto à faixa de preço, podemos esperar algo acima da Toro, cuja versão de entrada Endurance fica abaixo de R$ 120 mil. Assim, não se espante se a Maverick custe entre R$ 130 mil e R$ 200 mil.



Tags: Ford, Maverick, picapes, Fiat, Toro.

Comentários

  • Felipeda Cunha e Silva

    Picapeexcelente com fortes atributos para combater a Fiat Toro, Falta somente resgatar sua imagem no Brasil, bastante abalada com fechamento de fábricas do segmento pesado e logo em seguida com o segmento leve, deixando milhares de consumidores que confiaram na Ford na mingua. A pergunta do momento é. Até quando teremos a importação deste veiculo, antes que um dos CEOS decida parar a importação por considera-lo não rentável?

  • EduardoL. Rosa

    Claroque o fato da insegurança de se comprar um carro que pode de repente ser descontinuado em nosso pa'is pesa muito,mas fora isso tambem acho que na faixa de preço acima de R$155mil ninguem vai deixar de adquirir um carro movido a diesel com traçao 4x4 ,tambem bem equipado ,com uma grande rede de assistencia tecnica ,ja consagrado , para comprar um carro a gasolina . Se a FORD mira nesse sentido ja esta derrotada. As chances dela estao numa faixa de preço entre R$120 mil e R$150 com o veiculo hibrido. Vejam o Bronco: otimo carro ,mas sera' um veiculo de nicho ; So vai vender para alguns endinheirados que vao usa-lo nas trilhas, para o uso normal o Compass vai continuar dominando- pelos mesmos motivos acima.

  • LeviJosé Silva

    Olhaeu sou pobre por sinal estou desempregado, mas se pudesse comprar uma picape com certeza compraria uma MAVERICK , além de um belo visual moderno,é uma Ford é forte !!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now