Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Porto Seguro inova com jet ski para resgate em enchentes
O caminhão Unimog 4x4 e a moto aquática da Porto Seguro vão ajudar nos resgates em enchentes na capital paulista

Serviços | 11/06/2021 | 17h19

Porto Seguro inova com jet ski para resgate em enchentes

Ideia é usar a moto aquática para resgatar pessoas e veículos em situações de risco nas enchentes na capital paulista; serviço será grátis para quem é cliente

REDAÇÃO AB

A seguradora Porto Seguro anunciou uma novidade para atendimentos de resgate durante enchentes: vai usar uma moto aquática – popularmente conhecida como jet ski – para facilitar a retirada de pessoas e de veículos que se encontrem em situações de risco em meio a enchentes.

O novo serviço, que ganhou o nome de Jet da Porto, por enquanto estará restrito à cidade de São Paulo e não terá nenhum custo adicional para quem já for cliente da empresa, seja proprietário de veículo ou de residência que esteja coberta pelo seguro.

“Notamos que, em diversas operações, tínhamos o caminhão para fazer o resgate dos veículos, mas quando chegávamos ao local, era necessário fazer primeiro o resgate das pessoas e o caminhão, muitas vezes, não era adequado para essa finalidade. Queríamos uma maneira mais ágil de fazer essa intervenção. Discutimos, pesquisamos e chegamos ao jet ski como a solução mais indicada”, explica Marcelo Sebastião, diretor de serviços da Porto Seguro.

Publicidade



O executivo conta ainda que o objetivo era que o projeto de atendimento com a moto aquática estivesse pronto para ser implementado durante a próxima Operação Verão, plano anual preventivo de atuação, que colabora para o monitoramento prévio de possíveis ocorrências em áreas de alagamento em diversas regiões do país, mas, neste ano, o planejamento começou mais cedo. “Mesmo com toda a operação para rastreabilidade, não é possível atuar com grande antecedência ou ter 100% de precisão”, declara Marcelo Sebastião. “Além disso, em algumas regiões não é apenas a chuva que determina o potencial de alagamento, mas outras variáveis como o solo encharcado, os lençóis freáticos e até mesmo a intensidade das chuvas”, completou.


Piloto do jet ski tem treinamento de bombeiro civil e salvamento

A moto aquática da Porto Seguro será transportada por um caminhão Unimog 4x4 da Mercedes-Benz, que já era usado em operações de resgate em enchentes pela seguradora. Ele conta também com um guincho com capacidade para 2 toneladas. Por causa de suas características off-road, o Unimog consegue chegar a locais alagados com até 1,50 metro de altura para depois liberar o jet ski com seu piloto para o resgate.

Sempre que a unidade for enviada para um resgate, seguirão três profissionais da Porto Seguro, o motorista do Unimog, o condutor da moto aquática e um auxiliar, que vai de carona no jet ski para ajudar no socorro. Hoje o serviço tem três pilotos de jet ski, que possuem habilitação de motonauta e treinamento de bombeiro civil e salvamento, com mais de 260 horas de treinamento, segundo a empresa.

Veja abaixo o vídeo promocional que dá mais detalhes sobre o novo serviço da Porto Seguro.



Tags: Serviços, Porto Seguro, seguros, resgates, moto aquática, enchentes, Unimog, Mercedes-Benz, 4x4, risco, Marcelo Sebastião.

Comentários

  • PedroPaulo Moretti

    Parabénsa Porto Seguro pois mais esta inovação, tão importante na região onde vivemos. E que orgulho de ver a marca Mercedes-Benz participando com o Unimog, produto muito apropriado para este tipo de operação!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now