Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Jipe Stark, 100% nacional, pode ser vendido na África
Jipe Stark Mountain, modelo 2020

Lançamentos | 14/06/2021 | 17h21

Jipe Stark, 100% nacional, pode ser vendido na África

Ideia é de um empreendedor social, que pretende levar o jipe produzido pela Cab Motors a todos os países da África

REDAÇÃO AB

O jipe Stark, que surgiu no mercado nacional em 2013 como projeto 100% nacional, pode ganhar novo fôlego para finalmente embalar. Esse, pelo menos, é o objetivo de Celso Athayde, CEO da Favela Holding, grupo de empresas que atua em comunidades a fim de auxiliar em seu desenvolvimento. De acordo com reportagem publicada na segunda-feira, 14, no portal Uol, um acordo firmado com Antonio Ferreira Souza, CEO do grupo Ferreira Souza (que controla a Cab Motors, atual fabricante do veículo) vai permitir que Athayde comercialize o veículo nos 54 países do continente africano. A expectativa de vendas não foi anunciada.

Vale lembrar que o Stark foi apresentado pela primeira vez apenas como um protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo de 2006, e entre diversas idas e vindas – incluindo uma fracassada venda para um grupo chinês, como você pode ver aqui, o modelo off-road, que nasceu em Santa Catarina – sua fabricante original se chamava TAC, sigla de Tecnologia Automotiva Catarinense – foi parar no Ceará, onde seguia sendo montado na cidade de Sobral.

Publicidade



Em 2019, houve nova mudança, com a Cab Motors, de Pernambuco, assumindo a produção do jipe Stark. A empresa, aliás, chegou a anunciar a instalação de uma nova fábrica para a montagem do veículo no Distrito Federal, mas, até hoje, as operações não começaram – embora as obras do prédio tenham sido concluídas. Assim, o modelo segue sendo feito em Sobral, de forma praticamente artesanal, com os clientes escolhendo todos os detalhes no acabamento interno do modelo, que só então passa a ser construído.

Oferecido em duas versões – Mountain e SuperAção (este destinado a órgãos de segurança pública), o jipe Stark segue praticamente do mesmo, desde o seu lançamento, com estrutura tubular reforçada e painéis de fibra. Na parte interna, volante, quadro de instrumentos, painel e comandos são derivados de antigos veículos Fiat, enquanto o motor é um 4-cilindros turbodiesel de 127 cavalos e 30,6 kgfm fornecido pela FPT Industrial. O câmbio é manual de cinco marchas, enquanto a tração integral com reduzida (e acoplamento manual) é da BorgWarner.

Detalhes: embora a Cab Motors seja relativamente ativa nas redes sociais, o site da empresa não é atualizado há tempos, tanto que os veículos são anunciados ali como modelos 2020. Além disso, há apenas o endereço de uma concessionária, localizada em Belo Horizonte (MG).



Tags: Lançamentos, Stark, Cab Motors, jipe, 4x4, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, África, Favela Holding, grupo Ferreira Souza, Celso Athayde.

Comentários

  • Brauliode jesus Andrade

    Eugostaria de saber como faço pra adquirir um veículo deste sou de São Bento do sul SC e tbm tenho interesse de revender este veículo aqui na minha cidade como e um lugar muito forte no Sport off Road sério um comércio muito bom aqui na região pra mais informações estou a disposição pra esclarecer qualquer dúvida no número 47 99640-0800

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now