Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
5 indícios de que o carro elétrico está mais próximo do que parece
Vendas de carros elétricos crescem a passos largos pelo mundo

Conteúdo de marca | 14/06/2021 | 18h00

5 indícios de que o carro elétrico está mais próximo do que parece

Investimentos bilionários e projetos cada vez mais eficientes provam que a eletrificação é um caminho sem volta

VITOR MATSUBARA, AB

As vendas de carros elétricos e híbridos crescem exponencialmente no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), houve um alta de 66,5% em 2020, em comparação com os resultados de 2019. Foram nada menos do que 19.745 unidades comercializadas só no ano passado.

Se a realidade começa a mudar no Brasil, lá fora o carro elétrico já faz parte do presente. Diversas empresas do setor de autopeças fazem projeções e investimentos no futuro elétrico. Uma delas é a BorgWarner, que recentemente anunciou o projeto Charging Forward. O ambicioso plano pretende elevar as receitas geradas com o fornecimento de componentes para veículos elétricos dos atuais 3% para aproximadamente 45% até 2030.

Adson Silva, diretor da BorgWarner PowerDrive Systems do Brasil, afirma que o planejamento “reforça os planos para manter a visão de um mundo limpo e energeticamente eficiente”. A meta da BorgWarner é atingir a neutralidade em carbono até 2035.

O plano da companhia se apoia em três pilares centrais. O primeiro deles está no investimento de US$ 2 bilhões para ampliar as tecnologias para automóveis de passeio elétricos, visando atingir um crescimento orgânico nos próximos cinco anos.

Outro objetivo é expandir a atuação da empresa para o segmento de veículos comerciais elétricos, que apresenta crescimento rápido e muito potencial. Porém, enquanto conduz esta evolução, a BorgWarner garante que vai seguir investindo nos veículos movidos a combustão. A ideia é tornar a tecnologia o mais eficiente possível e, assim, dar suporte ao setor automotivo enquanto o segmento realiza a ponte para a eletrificação.

O FUTURO (OU O PRESENTE) É ELÉTRICO



O planejamento da BorgWarner comprova que a indústria automotiva está atenta ao avanço da eletrificação. Novidades são anunciadas praticamente todos os dias e as grandes montadoras já entenderam a importância de um futuro sem emissões de poluentes.

Entretanto, se você ainda não pensa assim, nós listamos cinco razões para mostrar que o carro elétrico está cada vez mais próximo da nossa realidade. Confira:

1- AUTONOMIA CADA VEZ MAIOR



Pense bem: quantos quilômetros você roda diariamente com seu carro? Foi-se o tempo em que os carros elétricos não podiam sair do perímetro urbano. Hoje, vários veículos movidos a eletricidade possuem autonomia superior a 300 quilômetros.

2- INVESTIMENTOS NA INFRAESTRUTURA



A vida de um dono de carro elétrico é bem mais fácil do que alguns anos atrás. Isso porque o número de pontos de recarga espalhados pelas grandes cidades é significativo. Por enquanto, a construção de eletropostos é resultado de iniciativas privadas. No dia-a-dia, já é possível recarregar estes veículos em estacionamentos, supermercados e até postos de combustível sem custo algum. Dá até para planejar viagens a outros estados sem correr o risco de zerar a bateria. Existem planos, inclusive, de construir postos de recarga ultrarrápida em estradas que realizam a ligação entre estados. Hoje, só fica a pé quem quer.

3- INCENTIVOS PARA A COMPRA DE CARROS ELETRIFICADOS



Quem decide adquirir um veículo híbrido ou elétrico já desfruta de alguns benefícios. Alguns estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Pernambuco, já isentam o proprietário do pagamento de IPVA. Outros oferecem algum tipo de desconto no IPVA, como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo (neste caso apenas para moradores da capital).

Outra medida vigente em São Paulo (SP) determina que todo prédio construído a partir de abril de 2021 tenha carregadores. O custo da instalação deve ser bancado pela construtora do edifício, e a cobrança é realizada de forma individualizada, de acordo com o uso.

4- SERVIÇOS DE CARSHARING



Assim como em alguns países do exterior, o Brasil já possui serviços de compartilhamento de veículos elétricos. O primeiro deles começou a operar no Recife em 2014. A grande vantagem está na possibilidade de o usuário retirar o carro em um ponto da cidade e devolvê-lo em outra estação da mesma empresa.

5- PREÇOS ESTÃO CAINDO



Os modelos híbridos e elétricos caminham a passos largos para uma popularização em poucos anos. Estudos projetam que os carros movidos a eletricidade vão custar o mesmo do que veículos a combustão em um período de, no máximo, 10 anos. Algumas estimativas apontam até que os veículos elétricos serão mais acessíveis em poucos anos.

BÔNUS: UM CAMINHO SEM VOLTA



Diversas empresas estão realizando investimentos bilionários para ampliar a oferta de veículos elétricos, inclusive em suas frotas.

Muitas delas já incorporaram caminhões, ônibus e veículos comerciais movidos a eletricidade. Por meio dessa medida, elas conseguem ter maior previsibilidade dos gastos com suas frotas, uma vez que a manutenção de veículos elétricos é bem menor do que nos motores a combustão. Além disso, a popularização deste tipo de propulsão também contribui para que a tecnologia se torne mais acessível.

Outra prova de que a eletrificação é um caminho sem volta está na indústria automotiva. Várias fabricantes já possuem uma gama robusta de carros híbridos e as próximas gerações de modelos consagrados estão sendo desenvolvidas para rodar exclusivamente com eletricidade.

Assim, a indústria automotiva caminha a passos largos para fazer com que a eletrificação se torne uma realidade cada vez mais presente nas ruas mesmo nos países em que ainda não estabeleceram metas para o fim dos motores a combustão.



Tags: carro elétrico, eletrificação, carro híbrido.

Comentários

  • LaurentDommange

    semesquecer que os carros com H2 (fuel cell) estao tambem eletricos mais com autonomia muito maior !

  • Edgarde Oliveira Silva

    Pensoque chegou o melhor momento,pois sou representante comercial e vejo que todos nós vamos economizar e viajar mais pois conseguiremos atender região a mais viva a tecnologia

  • AiltonModesto

    Achoque o Brasil tem que está mais preparado p a mudança, a indústria de auto peças vai ter que se reinventa e muitos empregos vão seres extintos e a indústria do petróleo vai criar muita resistência, más temos um problema muito sério que está relacionado a poluição que é desmatamento

  • AiltonModesto

    Euacho que o Brasil ainda não está preparado p essa mudança rápida, a indústria de petróleo não vai querer perder e vai ficar igual a inspeção veicular que até hoje não funciona, más também tem o desmatamento que está sem controle e a poluição e muito grande

  • CICERODA SILVA SANTIAGO DE PAULA

    Achoque qdo estiver do mesmo preço que o de combustão, aí sim pegarei o meu kkkkk. Agora é surreal o preço

  • JoãoJoaquim De Menezes

    OBrasil está guardando o petróleo do Pré-Sal Para quando ? , Sempre chegando atrasado para a festa.

  • Aldo

    Bomdia vejo noticias constantemente que na china produzem mini carros eletricos com preços acessíveis, não entendo pq na europa e nas americas eles insistem nos carros caros de luxo , meu ver deveriam popularizar o carro eletrico como na china .

  • Reinaldo

    Oscarros eletrônico no Brasil seria um sonho , vai diminuir muito a poluição , mais o preço já encontrado nós carro elétrico no Brasil e surreal , quando o valor ficar acessível aí sim poderei comprar um veículo elétrico.

  • OTAVIOBARBOSA CESAR FRANCO

    Aguardotecnologias como ion de alumínio grafeno. Mais próxima do que imaginamos, permite cargas 60 vezes mais rápidas, são de produção mais barata e aproveitam as plsntas de produção das atuais ion lítio. De resto, o Brasil está caminhando bem para absorver a nova tendência.

  • GeraldoBaptista

    Querover onde irão arrumar energia elétrica para uma frota de milhões de veículos. Ainda tem muita água para passar debaixo desta ponte.

  • OniltonRodrigues dos Santos

    Eusou um entusiasta do carro elétrico, pois vejo como o carrocel puxando todo um espectro tecnológico das atividades humanas.

  • Hélio

    Souentusiasta do carro elétrico e tenho certeza que veio pra ficar, pois o mundo precisa urgentemente de se tornar cada dia mais sustentável. O Brasil possui sol praticamente o ano inteiro e a tecnologia avança a ponto de que cada residência poderá ter seu próprio sistema de produção de energia...isso facilitará o uso do carro elétrico. Não demorará chegar a esse ponto, acreditem!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now