Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Venda de pneus tem queda pelo segundo mês consecutivo

Balanço | 14/06/2021 | 19h05

Venda de pneus tem queda pelo segundo mês consecutivo

Retração em maio foi discreta (0,2%), mas preocupa; setor registrou vendas de 4,5 milhões de unidades no mês

REDAÇÃO AB

De acordo com o balanço mensal da Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), divulgado na segunda-feira, 14, o setor contabilizou ligeira queda de 0,2% na comercialização de pneus no mês de maio, em comparação com abril. Apesar do número praticamente indicar estabilidade, o resultado preocupa pelo fato de representar o segundo mês consecutivo de retração nas vendas, que somaram 4,588 milhões de unidades em maio, contra 4,597 milhões em abril.

Já no acumulado de janeiro a maio deste ano, a indústria de pneumáticos registra 23,258 milhões de exemplares vendidos, o que representa crescimento de 36,1% na comparação com o resultado do mesmo período de 2020 (que foi de 17,083 milhões de pneus), mas recuo de 3,8% frente aos 24,177 milhões registrados nos cinco primeiros meses de 2019.

Publicidade



As entregas para montadoras registraram alta de 3,4% no mês – passaram de 1,06 milhão em abril para 1,101 milhão em maio –, mas a retração de 1,2% nas vendas para o mercado de reposição – que somou 3,487 milhões de pneus –, acabou sendo determinante para o resultado.

“O destaque importante, e bem negativo, é que a nossa balança comercial se tornou negativa também em dólar, acompanhando a já negativa em quantidade”, declarou Klaus Curt Müller, presidente executivo da Anip. De fato, os números indicam déficit de US$ 38,650 milhões no período de janeiro a maio deste ano, o que significa retração de 158,3% na comparação com o resultado dos cinco primeiros meses de 2020, que foi positivo em US$ 66,282 milhões. Em unidades, a diferença negativa está em 13,59 milhões de pneus, já que foram importados 19,655 milhões de exemplares, contra 6,075 milhões exportados.



Tags: Balanço, Anip, pneus, vendas montadoras, reposição, importação, exportação, déficit, Klaus Curt Müller.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now