Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
JCB lança no Brasil a 1ª miniescavadeira elétrica do mundo
Livre de emissões e menos ruidosa, miniescavadeira elétrica JCB é indicada para uso em áreas internas

Máquinas | 15/06/2021 | 17h30

JCB lança no Brasil a 1ª miniescavadeira elétrica do mundo

Modelo projetado na Inglaterra tem autonomia para um dia inteiro de trabalho, segundo a empresa

REDAÇÃO AB

A JCB, terceira maior fabricante mundial de equipamentos para construção, apresentou na terça-feira, 15, sua miniescavadeira elétrica 19C-1E no Brasil. Desenvolvida na Inglaterra e atualmente comercializada em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, o modelo é o primeiro da categoria totalmente alimentado por energia elétrica e livre de emissões de poluentes.

De acordo com a fabricante, uma das vantagens da miniescavadeira elétrica é que ela pode trabalhar em ambientes fechados, como edifícios, túneis e passagens subterrâneas, por exemplo, sem a necessidade de utilizar equipamentos de custo elevado para extração dos gases de escapamento das máquinas convencionais.

Publicidade



O motor elétrico da miniescavadeira 19C-1E também possui funcionamento cinco vezes mais silencioso do que o de um modelo equivalente movido a diesel, o que permite utilizar a máquina elétrica em áreas urbanas sem provocar grandes transtornos aos residentes, assim como em outros locais com restrição a ruídos, como hospitais e escolas. Além disso, há uma redução considerável na vibração durante a operação, o que proporciona mais conforto ao operador.

“As baterias utilizadas nesta máquina praticamente não exigem manutenção e o motor também não demanda as verificações diárias de níveis de líquido de arrefecimento e de óleo, como nas máquinas a diesel”, declarou Etelson Hauck, gerente de produto da JCB do Brasil. “Além disso, a eletricidade é muito mais barata do que o combustível fóssil, o que significa economia de tempo e de dinheiro para empreiteiros, operadores e locatários, além de atenção à questão da sustentabilidade”, completou.

A miniescavadeira JCB 19C-1E conta com um motor elétrico e três baterias de 104 Ah de íons de lítio, acomodadas em um compartimento projetado para suportar os rigores do trabalho em áreas de construção. A fabricante afirma que o modelo possui o mesmo desempenho de escavação que uma máquina padrão de 1,9 toneladas.

O novo modelo conta ainda com um carregador de bordo que permite recarregar as baterias em seis horas, por meio de uma conexão convencional de 230V. A JCB oferece ainda uma unidade externa opcional de recarga rápida, que garante a carga completa em 2 horas e meia. A autonomia da miniescavadeira elétrica é de um dia de trabalho completo em ciclo típico ou de quatro horas, no caso de operações em ciclo extremo.



Tags: Elétricos, JCB, miniescavadeira, emissão zero, Etelson Hauck.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now