Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Quatro montadoras estão entre as 10 marcas mais valiosas da Europa

Marketing | 17/06/2021 | 17h49

Quatro montadoras estão entre as 10 marcas mais valiosas da Europa

Valendo quase € 50 bilhões, Mercedes-Benz lidera a lista, que ainda tem 7 nomes diretamente ligados à indústria automotiva; Ferrari é a marca mais forte

ZECA CHAVES, AB

A consultoria Brand Finance, especializada em avaliação de marcas, divulgou nesta quarta-feira, 16, sua tradicional lista com as 500 marcas mais valiosas da Europa. Apesar de toda inquietação que cerca a indústria automotiva com mudança de hábito dos novos consumidores, legislações de emissão mais restritivas e preocupação cada vez maior com segurança no trânsito, as montadoras foram o grande destaque no estudo: conquistaram quatro posições entre as 10 mais valorizadas do continente.

Publicidade



Encabeçando o ranking está justamente um fabricante de veículos, a Mercedes-Benz, cuja marca foi avaliada em € 49,57 bilhões. A empresa levou a liderança pelo segundo ano seguido, apesar de ter perdido 16% do seu valor de marca, em grande parte causado pela pandemia, que desvalorizou 9 marcas do Top 10. As montadoras alemãs, aliás, dominaram a lista das 500 marcas: a Volkswagen ficou na terceira colocação, avaliada em € 40,03 bilhões, a BMW na quinta posição (€ 34,44 bilhões) e a Porsche na sexta (€ 29,22 bilhões).

Se considerarmos as empresas que estão diretamente ligadas à indústria automotiva, o número de marcas sobe para sete. Há ainda duas petrolíferas, a anglo-holandesa Shell (4º lugar) e a britânica BP (7º lugar), além da alemã Siemens (8º lugar), uma tradicional fornecedora de componentes eletroeletrônicos e de automação das montadoras.

A pesquisa Brand Finance Europe 2021 deixa bem claro que o setor automotivo é o mais valioso do continente: as 27 marcas europeias de veículos respondem por 14% do valor total do ranking, com € 237,7 bilhões. Dentro desse universo veicular, há sete marcas alemãs, que juntas totalizam € 171,5 bilhões ou três quartos do total do setor.

EFEITOS DA PANDEMIA



O estudo mostra também que valor total das 500 marcas mais valiosas da Europa caiu 10% durante a pandemia, de € 1,96 trilhão em 2020 para € 1,76 trilhão em 2021. As marcas mais afetadas do último relatório da Brand Finance foram as do setor bancário, que perdeu 20% de valor.

“A pandemia devastou a Europa e o mundo, e o impacto sobre as principais marcas do Velho Continente não pode ser ignorado, com o valor total de marca das 500 melhores do ranking diminuindo 10% ano a ano. A pandemia testou a determinação das principais marcas da Europa – algumas realmente prosperaram e se beneficiaram à medida que os consumidores mudaram completamente seus hábitos, enquanto outras esperam que o programa de vacinação rápida do continente lhes permita retornar às operações normais em breve”, comentou Richard Haigh, diretor da Brand Finance.

FERRARI É A MAIS FORTE



Além da lista das marcas mais valiosas, a consultoria também elabora um segundo ranking, das marcas mais fortes. As empresas recebem uma pontuação que é baseada nos investimentos em marketing, no patrimônio das partes interessadas e no desempenho dos negócios.

Seguindo esses critérios, a Ferrari foi eleita a marca mais forte da Europa e a segunda marca mais forte do mundo, de acordo a pesquisa Brand Finance Global 2021, com uma pontuação do BSI (Brand Strength Index, em português Índice de Força da Marca) de 93,9 em 100 possíveis. Ela é a única montadora no Top 10 europeu, que traz nomes como Lego (4º lugar), Rolex (6º lugar) e Gucci (9º lugar).

Confira abaixo a lista das 10 marcas mais valiosas e clique neste link para terá acesso à pesquisa completa com as 500 empresas.

1º Mercedes-Benz (veículos): € 49,57 bilhões
2º Deutsche Telekom (comunicações): € 43,51 bilhões
3º Volkswagen (veículos): € 40,03 bilhões
4º Shell (petrolífera): € 35,89 bilhões
5º BMW (veículos): € 34,44 bilhões
6º Porsche (veículos): € 29,22 bilhões
7º BP (petrolífera): € 18,19 bilhões
8º Siemens (eletrificação/automação): € 17,58 bilhões
9º Ernst & Young (publicidade): € 17,27 bilhões
10º Allianz (seguros): € 17,20 bilhões



Tags: Mercedes-Benz, Porsche, Ferrari, BMW, Volkswagen, VW, Shell, Siemens, Brand Finance.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now