Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Automotive Business é o 1º veículo de comunicação a receber prêmio da ONU Mulheres

AB | 21/06/2021 | 18h12

Automotive Business é o 1º veículo de comunicação a receber prêmio da ONU Mulheres

Reconhecimento valorizou o trabalho pioneiro de fomento à equidade de gênero e à diversidade no setor automotivo

REDAÇÃO AB



Automotive Business é o primeiro veículo de comunicação a ganhar o Prêmio WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres) da ONU Mulheres. O reconhecimento destacou o pioneirismo de AB em fomentar a equidade de gênero, o empoderamento feminino e a diversidade no setor automotivo. O anúncio aconteceu em evento on-line na segunda-feira, 21.

Realizado desde 2013, o prêmio da ONU Mulheres tem como objetivo incentivar e enaltecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil. O reconhecimento é concedido às empresas públicas e privadas, de diversos setores, que desenvolvem trabalhos comprometidos com os sete princípios dos WEPs. Ao todo, foram 138 companhias inscritas.

“Para nós, como uma empresa pequena, mas muito mobilizadora, é uma honra enorme receber o Prêmio WEPs, que coroa essa jornada de fomento à diversidade em um setor de enorme peso na economia e na sociedade brasileira, responsável por 25% do nosso PIB industrial”, diz a CEO de Automotive Business, Paula Braga, durante a cerimônia online.



A empresa recebeu o prêmio na categoria prata, com destaque para o engajamento nos princípios em dois princípios dos WEPs: o 5, que prevê o apoio ao empreendedorismo de mulheres e a promoção de políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos; e o 6, que trata do marketing para promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

“Como o principal veículo de comunicação dedicado aos profissionais do setor automotivo e da mobilidade, foi um passo importante e desafiador provocar o debate e o engajamento em diversidade em um momento em que essa indústria ainda não tinha grandes esforços no tema”, completa Paula.



Ela lembrou que, em 2017, quando Automotive Business começou seus movimentos para colocar o tema em pauta no setor automotivo, eram raras as organizações do segmento que contavam com políticas consistentes de fomento à diversidade.

Apesar do marco histórico de ser o primeiro veículo de comunicação a receber o Prêmio WEPs, Automotive Business não foi a única empresa do setor automotivo a ganhar destaque na edição deste ano. Bosch, Flex e Basf também foram reconhecidas pela ONU Mulheres.

AB DIVERSIDADE FOMENTA MUDANÇAS NO SETOR AUTOMOTIVO



Desde 2017, a AB promove ações para fomentar a equidade de gênero na indústria automotiva, setor que historicamente tem maior presença masculina. Naquele ano, a empresa realizou uma pesquisa inédita com foco na Liderança Feminina no Setor Automotivo em parceria com a MHD Consultoria. Os resultados mostraram uma realidade preocupante: as mulheres representavam apenas 6% da alta liderança do setor. Quando consideradas todas as áreas, a força de trabalho feminina representava apenas 17% do quadro total do segmento, com salários que chegavam a ser 34% inferiores ao de homens em cargos equivalentes.

A partir desse cenário, como veículo de comunicação, AB assumiu a responsabilidade de construir com as empresas automotivas um ambiente mais igualitário e inclusivo. Assim, surgiu a Rede AB Diversidade, também em parceria com a MHD, como um campo neutro de debate, trocas e geração de conhecimento entre as organizações automotivas por meio de encontros periódicos. Atualmente, participam 13 empresas de diversas áreas do setor.

Em 2019, a pesquisa de AB foi ampliada para mapear mais eixos de diversidade e inclusão no setor automotivo, além de trazer com uma cartilha de boas práticas para estimular empresas a implementarem ações voltadas à promoção da equidade de gênero, inclusão de pessoas negras, LGBTQI+, Pessoas com Deficiência e da geração +60.

Com o apoio e incentivo de AB Diversidade, mais de 20 empresas do segmento firmaram compromisso com os WEPs nos últimos três anos. Em todo o mundo, mais de 70 empresas do setor automotivo são signatárias do compromisso da ONU Mulheres, sendo que dessas, 32 estão no Brasil.

Esses princípios contemplam as dimensões de igualdade de gênero da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e incluem entre outros direcionamentos: salário igual para trabalho de igual valor, práticas de cadeia de fornecimento que respondem ao gênero e tolerância zero contra o assédio sexual no local de trabalho.



Tags: ONU Mulheres, WEPs, Setor automotivo, Automotive Business, liderança feminina, carreira.

Comentários

  • AntonioMarcos Perna Zanardo

    CaraPaula. Sem dúvida você foi a precursora, como mulher, no mundo automotivo jornalístico. As ações da revista, como publicações, eventos, seminários, diversidade de temas, e agora eventos on line por conta da pandemia, são iniciativas que informam e engradecem o mundo automotivo. Parabéns pelo prêmio. Um grande abraço. Antonio Marcos Perna Zanardo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now