Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Fenatran é adiada para 2022 devido à pandemia
Fenatran: feira presencial a cada dois anos e evento digital anual

Eventos | 22/06/2021 | 12h00

Fenatran é adiada para 2022 devido à pandemia

RX remarcou feira para novembro, mas manteve eventos on-line e test-drives virtuais ao longo deste ano

ZECA CHAVES, AB

A maior feira de transporte da América Latina é mais um grande evento que precisou ser adiado por conta da pandemia. Prevista para ser realizada de 18 a 22 de outubro deste ano, a Fenatran foi transferida para 16 a 20 de novembro de 2022, no mesmo pavilhão do SP Expo, na capital paulista.

O adiamento foi confirmado nesta quarta-feira, 22, pela Reed Exhibitions (agora rebatizada para RX), responsável pela organização da feira. “A decisão foi tomada em comum acordo com as associações do setor e com os expositores”, diz Luiz Bellini, diretor de portfólio da RX. “O feedback nas conversas que tivemos foi positivo. Esperamos com isso que a gente possa fazer o evento que todo mundo estava imaginando, com um peso de participação dos expositores até maior do que foi em 2019, inclusive em negócios.”

Publicidade



Em maio, outros dois grandes eventos já haviam sido postergados para o ano que vem por conta do risco de contaminação pela Covid-19: o Salão Duas Rodas (também promovido pela RX) passou para novembro e a Agrishow foi transferida para abril. A mudança de data não chega a ser uma surpresa, pois o mercado já dava como certo o cancelamento neste ano depois que a Anfavea e os principais fabricantes de caminhões já haviam confirmado em maio que não participariam da feira.

Apesar do adiamento do evento presencial para 2022, a Fenatran manteve a programação das atividades virtuais em 2021, chamada de Rota Digital, que está concentrada no site Link Fenatran, uma plataforma on-line criada pela RX para ajudar a fomentar negócios entre os expositores.

“A Rota Digital não substitui a Fenatran, ela atua como complemento, em ações paralelas, com a Fenatran acontecendo a cada dois anos e a Rota Digital de maneira perene, todos os anos”, explica Bellini. “Assim não fica mais com um hiato entre duas edições. O que muda é que a parte digital vai completar.”

A Rota Digital já teve sua primeira ação, em maio, quando foi realizado o webinar Link Summit Fenatran, reunindo lideranças de entidades como Anfavea, Anfir e CNT para debater temas relevantes para o setor.

TEST-DRIVE VIRTUAL ESTREIA EM JUNHO



Ainda neste mês de junho haverá o Test-Drive Virtual e Interativo, que será apresentado oficialmente nos próximos dias pela RX. Mas já se sabe que ele seguirá o mesmo formato que foi utilizado pelo Salão Duas Rodas, no qual o internauta pode ver imagens dos veículos em 360º, acessar informações e filmes adicionais ou acionar as interações disponibilizadas pelas montadoras. Parte dessa experiência pode ser conhecida clicando neste link.

“Todo esse trabalho é feito pela RX. É um dia inteiro de filmagem com o veículo, depois condensamos todas essas filmagens de 360º num laboratório, para preparar as interações e disponibilizar tudo na plataforma. E toda a dinâmica é feita em conjunto com as marcas, seguindo o briefing e a estratégia de cada empresa”, comenta Bellini.

A programação on-line vai continuar em julho (com painéis sobre gestão de frotas e conectividade), agosto (e-commerce e direct to consumer), setembro (movimentação de materiais e tecnologias para frota) e outubro, que em vez da feira física terá no seu lugar um evento digital com transmissão ao vivo de debates sobre as tendência para o futuro e temas voltados a 2022 (Euro 6, segurança veicular, boas práticas). Todos os eventos virtuais terão dois dias de exibição, sempre com dois painéis por dia.

“A ideia é manter o expositor conectado com o visitante já desde maio, e eles vão ficar conectados assim até o dia da feira. É mais de um ano de geração de negócio, via digital, trazendo conteúdo, posicionamento e negócios para as marcas, deixando o mercado aquecido até o grande encontro do setor, que será entre 16 e 20 de novembro de 2022”, explica Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran na RX.

AUTOMEC CONFIRMADA



Como a Fenatran é uma feira que sempre foi realizada em anos ímpares, não se sabe como ficará a periodicidade a partir do ano que vem. “Essa resposta eu não tenho. Se a próxima vai ser em 2023 ou em 2024, é algo a decidir”, conclui Bellini.

Sobre a Automec, maior feira da América Latina de autopeças e de negócios do mercado de reposição e reparação, que também é promovida pela RX, tudo indica que ela será mantida na data programada, de 9 e 13 de novembro deste ano, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A organização diz que tem monitorado constantemente o interesse dos expositores do evento, mas adiantou que mais de 500 expositores já confirmaram a participação.



Tags: Fenatra, Luiz Belini, Ana Paula Pinto, Automec, Salão Duas Rodas, RX, Reed Exhibitions.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now