Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota já exporta mais do que no período pré-pandemia
Toyota do Brasil é a maior base exportadora de Corolla Cross do mundo

Balanço | 22/06/2021 | 18h10

Toyota já exporta mais do que no período pré-pandemia

Montadora somou quase 25 mil veículos nos cinco primeiros meses do ano, 18% mais que em 2019. Corolla Cross é o grande destaque, com 4 mil unidades

REDAÇÃO AB

A Toyota do Brasil tem motivos para comemorar, apesar dos desafios impostos pela pandemia. É que, de acordo com comunicado divulgado na terça-feira, 22, a montadora contabilizou 24.320 veículos exportados para os países da América Latina e Caribe nos cinco primeiros meses deste ano, o que representa aumento de 18% em relação ao total embarcado no mesmo período de 2019, ou seja, antes do surgimento da Covid-19 e de suas implicações.

Em nota, a Toyota afirma que dois motivos colaboraram para a obtenção desse resultado nas exportações deste ano: o fortalecimento e a manutenção das estruturas operacionais das fábricas de Indaiatuba e de Sorocaba – ambas no Estado de São Paulo – e a oferta de produtos adequados às preferências do consumidor da região.

Publicidade



Um dos destaques entre os modelos enviados pela Toyota do Brasil a outros mercados é o Corolla Cross, o primeiro SUV da marca produzido no País e que também está disponível com motorização híbrida. Somando mais de 4 mil veículos exportados em apenas três meses, o novo modelo se destacou na retomada ao proporcionar a expansão da Toyota brasileira para 22 países da América Latina e Caribe. Com isso, a subsidiária nacional se tornou a maior base exportadora de Corolla Cross em todo o mundo.A própria Toyota já havia reconhecido que, se não fosse pela crise dos semicondutores, o Corolla Cross poderia ter um volume de vendas 60% maior do que a previsão inicial.

“Temos o desafio e o objetivo de reforçar nossas operações na América Latina e de tornar Brasil e Argentina bases sólidas de exportação para toda região, além de alcançar outros mercados. Por isso, é tão importante trabalharmos cada vez mais uma agenda de competitividade no País, de termos a previsibilidade necessária para fazermos investimentos de longo prazo e, com isso, gerar mais empregos e renda e contribuir para o setor automotivo no Brasil e na Argentina”, afirmou Masahiro Inoue, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

BOA ACEITAÇÃO NO EXTERIOR



Outros modelos produzidos pela Toyota no Brasil são bem recebidos no exterior. O compacto Etios, produzido na planta de Sorocaba, por exemplo, segue bem procurado pelos consumidores da região e alcançou quase 10 mil unidades exportadas, embora já não seja oferecido no País. O Corolla sedã, fabricado em Indaiatuba, contabilizou mais de 5 mil carros embarcados, enquanto o Yaris chegou a mais de 4,5 mil.

Recentemente, a Toyota conquistou o certificado de Operador Econômico Autorizado (OEA), emitido pela Receita Federal. Essa certificação proporciona maior agilidade e previsibilidade ao fluxo de exportação, graças à adoção de procedimentos em acordo com os critérios exigidos pelo programa como conformidade aduaneira e a segurança na cadeia logística. A conquista premia os esforços de diversas áreas da empresa para alcançarem processos de gestão que minimizem os riscos existentes nas operações de comércio exterior.



Tags: Balanço, Toyota do Brasil, exportações, produção, Indaiatuba, Sorocaba, Corolla Cross, Masahiro Inoue.

Comentários

  • Jonas

    Éuma marca superior a Toyota !

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now