Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Saiba o que o Instituto Sindipeças oferece aos profissionais de autopeças

Carreira | 20/07/2021 | 14h40

Saiba o que o Instituto Sindipeças oferece aos profissionais de autopeças

Iniciativa registrou 21 mil participações em cursos e palestras

REDAÇÃO AB

O Instituto Sindipeças de Educação Corporativa acaba de completar, em junho, seu oitavo ano de existência, comemorado como um empreendimento de expressivo sucesso na capacitação dos profissionais da área de autopeças. A iniciativa, voltada para a formação de pessoal, está aberta à participação dos associados e também a outros profissionais do setor automotivo.

Para promover reflexão estratégica sobre seu papel diante das profundas transformações que a indústria automotiva mundial vem enfrentando, foi criado este ano o Conselho Consultivo do Instituto Sindipeças, com integrantes de diferentes áreas de atuação.

Publicidade



“É nossa responsabilidade oferecer aos associados caminhos que os tornem mais competitivos e capazes de acompanhar as mudanças tecnológicas e de gestão que ocorrem com muita velocidade nesses tempos”, explica Luis Gonzalo, diretor do instituto, enfatizando os bons resultados da iniciativa.

Ele lembra que o Sindipeças representa 500 fabricantes de autopeças e reúne 238 mil trabalhadores diretos, que foram beneficiados com 21 mil participações em cursos e palestras. Há uma centena de títulos oferecidos para treinamento e cursos, e 60 empresas filiadas ao Sindipeças já contrataram cursos in company, organizados com a participação de mais de quarenta consultores especializados. Em 2020 foram realizados 71 cursos on-line ao vivo, com 1.130 participantes.

Os programas do instituto estão segmentados em cinco áreas do conhecimento: gestão de mercado; gestão de negócios; gestão de pessoas; inovação e sustentabilidade; e manufatura e supply chain. Segundo a entidade, seus principais objetivos são desenvolver competências e complementar a formação de gestores, especialistas e outros profissionais da cadeia automotiva; ser um centro de referência capaz de transformar conhecimento em resultados para o negócio; e fortalecer o conhecimento e a modernização da gestão nas pequenas e médias empresas.

Gonzalo lembra que em 2015 passaram a ser oferecidos cursos in company, desenvolvidos de acordo com as necessidades de empresa contratante. Em 2017, outro passo importante foi a capacitação de consultores em melhoria contínua no Japão, numa parceria entre o Sindipeças e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para aumentar a competitividade das autopeças brasileiras e inseri-las na cadeia global de valor.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now