Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

| 03/10/2008 | 00h00

GEIPA discute integração automotiva do Mercosul

O Grupo Executivo para a Integração Produtiva da Cadeia Automotiva do Mercosul (GEIPA), que articula e acompanha a implantação de ações para o desenvolvimento da cadeia automotiva no bloco regional, reúne-se dia 6, no Sindipeças, em São Paulo.

Automotive Business

O Grupo Executivo para a Integração Produtiva da Cadeia Automotiva do Mercosul (GEIPA), que articula e acompanha a implantação de ações para o desenvolvimento da cadeia automotiva no bloco regional, reúne-se dia 6, no Sindipeças, em São Paulo. Formado por representantes de governos, associações empresariais e entidades de apoio técnico da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o grupo discutirá as diretrizes e metas propostas para o Programa de Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do Mercosul, a partir de um anteprojeto elaborado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O programa contempla três eixos de atuação para que se amplie a integração da cadeia automotiva do Mercosul: a promoção da competitividade de fornecedores de autopeças; o desenvolvimento de sistemas de informação para a promoção de novos negócios no bloco regional; e o fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico na cadeia automotiva regional. Reginaldo Arcuri, presidente da ABDI, órgão responsável por articular as iniciativas de integração produtiva com parceiros nacionais e internacionais, explica que, além de envolver a cadeia produtiva situada na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o projeto de integração do GEIPA prevê uma progressiva inserção da Venezuela. Segundo Arcuri, o setor automotivo do Mercosul já registra desempenho positivo nos últimos anos. “Podemos destacar a redução dos níveis de capacidade ociosa, a crescente internacionalização, as inovações de produto e processo, entre outros aspectos positivos”, elenca. A integração produtiva servirá como catalisador para a ampliação da capacidade de produção, de modernização e de geração de negócios nesta cadeia. Dentro destes propósitos, o GEIPA leva em conta três níveis de atuação: micro (envolvendo diretamente as empresas); meso (envolvendo setor, regiões, países e grupos de empresas); e macro (envolvendo economia e política).

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now