Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 05/10/2010 | 11h57

Congresso SAE foca em sustentabilidade e inovação

Empresas levam novidades ao maior evento sobre mobilidade na AL.

Marcelo de Paula, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Marcelo de Paula

Foi realizada às 9h30 desta terça-feira, 5, a cerimônia de abertura do 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia e Mobilidade, evento organizado pela SAE Brasil, no pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

No discurso de abertura, o presidente da SAE Brasil, Besaliel Botelho, falou de sua preocupação com a sustentabilidade do setor em função dos diversos gargalos existentes no País e lembrou que diante das dificuldades há a necessidade de sermos criativos.

“Somos o quarto maior mercado mundial. Investimentos de US$ 25 bilhões nos levarão a um cenário de 5 milhões de veículos produzidos ao ano até 2015. Porém, é também um momento de cautela devido aos grandes desafios que temos pela frente. Temos de ser criativos para transpor obstáculos como impostos altos, gargalos de infraestrutura e mesmo as questões ambientais. Existe a necessidade de desenvolver tecnologias que transcendem o uso dos veículos”, afirmou.

Em seguida o diretor da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Vinícius de Souza, falou sobre a falta de mão de obra e dos projetos do ministério para auxiliar as empresas a serem mais inovadoras.

“Pretendemos fazer parcerias com instituições privadas para formar profissionais e queremos mudar a grade curricular dos cursos de engenharia. Também estamos atuando na atração de departamentos de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas estrangeiras, além de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de empresas nacionais por meio de acordos com companhias e instituições de outros países”, afirmou Souza.

Também estiveram presentes a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Batistela, o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense, o vice-presidente do Congresso SAE e vice-presidente de engenharia da General Motors América do Sul, Pedro Manuchakian, e o presidente da Unica, Marcos Jank.

O Congresso SAE Brasil, como é conhecido, acontece em uma área de 10 mil m², sendo 3,5 mil m² disponibilizados para exposição das mais variadas tecnologias desenvolvidas por cerca de 90 empresas da cadeia automotiva. Trata-se da maior vitrine de inovações tecnológicas do setor da mobilidade.

Alinhadas às preocupações cada vez maiores com o meio ambiente e com a escassez de energia, diversos expositores estarão apresentando o que têm de melhor para redução de emissões e de consumo de combustível, entre outras inovações capazes de melhorar o desempenho de motores e dos veículos.



Tags: SAE Brasil, mobilidade, sustentabilidade, veículos, infraestrutura, mão de obra, pesquisa e desenvolvimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now